terça-feira, 31 de janeiro de 2012

RDC 06 de 30/01/2012 - Boas Práticas de Funcionamento para as Unidades de Processamento de Roupas de Serviços de Saúde

Publicada no Diário Oficial da União, nº 22, Seção I, p. 55, de 31.01.2012 a RDC 06 de 30 de janeiro de 2012 que Dispõe sobre as Boas Práticas de Funcionamento para as Unidades de Processamento de Roupas de Serviços de Saúde e dá outras providências.

Abaixo destacamos alguns artigos da RDC de grande interesse para as pesquisas desenvolvidas nas linhas de pesquisas de nosso grupo.

Art. 12 O serviço de saúde com unidade própria de processamento de roupas e a unidade terceirizada devem promover a capacitação de seus profissionais antes do início das atividades e de forma permanente em conformidade com as atividades desenvolvidas.

§1° O conteúdo mínimo das capacitações deve contemplar:
I - as etapas do processamento de roupas de serviços de saúde;
II - segurança e saúde ocupacional;
III - prevenção e controle de infecção; e
IV - uso de produtos saneantes.

§2° As capacitações devem ser comprovadas por meio de documentos que informem a data, a carga horária e o conteúdo ministrado.

Art. 13 A unidade de processamento de roupas de serviços de saúde deve possuir um profissional responsável pela coordenação das atividades.
Parágrafo único. Este profissional deve ser capacitado conforme especificado no Art. 12.

Seção III
Da Infraestrutura
Art. 14 A unidade de processamento de roupas de serviços de saúde deve disponibilizar os insumos, produtos e equipamentos necessários para as práticas de higienização de mãos dos trabalhadores nos seguintes ambientes:
I - área de descarga de roupa suja;
II - sala de recebimento da roupa suja; e
III - sala de processamento da roupa limpa.
Parágrafo único. Na sala de processamento de roupa limpa deve ser disponibilizado dispensador com preparação alcoólica para as mãos.

Art. 17 O processamento de roupas de serviços de saúde deve seguir um fluxo direcionado da sala de recebimento da roupa suja para a sala de processamento da roupa limpa.

Art. 18 A unidade de processamento de roupas de serviços de saúde deve possuir normas e rotinas padronizadas e atualizadas de todas as atividades desenvolvidas, que devem estar registradas e acessíveis aos profissionais envolvidos e às autoridades sanitárias.

Parágrafo único. As atividades de que trata o caput incluem as etapas do processamento das roupas desde a coleta da roupa suja até a distribuição da roupa limpa após o processamento; o uso dos produtos saneantes; a limpeza e desinfecção dos ambientes, dos equipamentos, dos carrinhos e dos veículos de transporte e do reservatório de água; o uso dos equipamentos de proteção individual; o manejo de resíduos e os procedimentos a serem adotados diante de acidentes de trabalho.

Art. 19 É proibida a quantificação por contagem da roupa suja.

Art. 22 Quaisquer objetos, incluindo os perfurocortantes, ou peças anatômicas eventualmente encontradas junto com as roupas encaminhadas para a unidade de processamento de roupas devem ser segregados, acondicionados e devolvidos para o serviço de saúde gerador.

§1° O acondicionamento deve ser feito em recipiente rígido, resistente à punctura e perfuração, com capacidade de contenção de líquidos e tampa vedante.
§2º O recipiente deve possuir rótulo contendo identificação do material e do serviço de saúde gerador.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Processo Seletivo de vagas de diversos cargos nas Unidades Básicas de Saúde

A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina / Programa de Atenção Básica e Saúde da Família informam que está aberto o Processo Seletivo de vagas para diversos cargos, a serem contratados sob o Regime Jurídico CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

 Serão lotados nas Unidades Básicas de Saúde, conforme cronograma de implantação aprovado pelo Gestor local. [Contrato de Gestão referente ao apoio de gerenciamento e execução das atividades de serviços de saúde a serem desenvolvidos na área de planejamento AP - 5.3 (Sepetiba, Santa Cruz e Paciência), firmado entre a SPDM/PABSF e o Município do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde e Defesa Civil].

As inscrições serão realizadas, via internet, no período de 18 de janeiro a 16 de fevereiro de 2012.
Para inscrever-se, o candidato deverá no período de inscrição acessar o site http://www.spdmpsf.com.br e localizar o link correlato ao Processo Seletivo

Os cargos, as vagas, as vagas para pessoas com deficiência, a carga horária semanal, os vencimentos, os requisitos/escolaridade exigidos e a taxa de inscrição são os estabelecidos na tabela seguinte:


Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB

Aberto Processo Seletivo para escolha de egressos de Instituições de Ensino Superior (IES), graduados nos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia, para participarem do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, doravante intitulado PROVAB.

O PROVAB tem como pressupostos a consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho.

Poderão participar do PROVAB profissionais médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que tenham concluído a graduação até a data da publicação do edital (http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=101&data=10/01/2012) e que sejam portadores de registro profissional junto ao respectivo conselho de classe no início das atividades profissionais.

O PROVAB será realizado em todo o país, na atenção básica à saúde, nos termos da Portaria Interministerial nº 2.087/MS/MEC, de 1º de setembro de 2011 (Republicada no Diário Oficial da União nº 170, de 21 de setembro de 2011).

Os Municípios em que os profissionais exercerão suas atividades foram agrupados em seis perfis, de acordo com suas características
Socioeconômicas (http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=32&data=26/08/2011).

As inscrições para a Fase de Habilitação serão efetuadas via internet, através do endereço eletrônico:
 http://dab.saude.gov.br/sistemas/provab    no período de 10/01/2012 a 31/01/2012.

Processo de seleção de Professores-Tutores do curso de Especialização em Saúde da Família

Encontram-se abertas as inscrições para o Processo de seleção de Professores-Tutores do curso de Especialização em Saúde da Família, entre os dias 23 de Janeiro a 27 de fevereiro de 2012.

Serão ofertadas 20 (vinte) vagas de Professor-tutor divididas em:
- 17 vagas para candidatos das áreas de enfermagem e medicina e;
- 3 vagas para candidatos das áreas odontologia.

A remuneração será por um período de 9 (nove) meses.

O Professor-tutor receberá um valor mensal de R$ 1.000,00 (mil reais)
mantido pelo convênio UNASUS/UNIRIO (Universidade Aberta do SUS/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), para atuar 20 horas semanais.

Para a inscrição no processo seletivo é preciso satisfazer os seguintes requisitos:

1. Ser profissional graduado em Enfermagem, Medicina e Odontologia.

2. Ser no mínimo especialista, mestrando ou mestre, doutorando ou doutor;

3.Ter habilidade e conhecimento para usar computadores em atividades educacionais através de internet (correio-eletrônico, web, fórum, bate-papo, plataformas de ensino-aprendizagem, etc).

4. A inscrição consiste no preenchimento, via internet, do Formulário Eletrônico de Solicitação de Pré-inscrição, no período compreendido entre as 12 horas do dia 23 de janeiro de 2012 e 12 horas do dia 27 de fevereiro de 2012; no pagamento da taxa de inscrição, em espécie, no valor de R$35,00, preferencialmente nas agências do Banco do Brasil, por meio de Guia de Recolhimento da União – GRU e na entrega da documentação relacionada neste edital na Coordenação de Educação a Distância – CEAD (Avenida Pasteur, 296 – Urca), de segunda a quarta das 08 às 16 horas e às quintas de 13 às 16 horas).

domingo, 22 de janeiro de 2012

COREN-RJ: Não consigo entender!

O COREN-RJ designou como meu local de votação a cidade de ARARUAMA, local este que nunca morei e/ou trabalhei. Hoje recebi o carnê para pagamento da anuidade no meu endereço de residência: NITERÓI. Alguém sabe explicar o que aconteceu? E ainda tenho que justificar porque fui impedida de votar!

Drª. Zenith Rosa Silvino
Professora Titular da UFF

Mestrado Acadêmico em Administração na UFF

Encontram-se abertas as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Administração na UFF.

Período de 02 de janeiro de 2012 a 02 de fevereiro de 2012

Local e horário: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Administração, Campus Valonguinho na Rua Mário Santos Braga, 30, 7º andar, Sala 701 (Pós-Graduação), Centro, Niterói, de segunda a quinta-feira, das 10h às 16h.

Telefone para informação: 21 2629-9867.

Mais informações acesse: www.adm.uff.br

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Por dentro do Seguro-desemprego

O menor valor da parcela será de R$ 622 e o maior de R$ 1.163,76, com o reajuste do salário-mínimo a partir de 1º de janeiro. Têm direito ao benefício os trabalhadores demitidos sem justa causa, o pescador artesanal e o empregado doméstico cujo empregador recolha o FGTS. Todos os pagamentos gerados a partir de 1º de janeiro já sairão com  novo valor,  mesmo aqueles que terão apenas a última parcela a ser liberada.

O seguro é pago com base na média dos três últimos salários recebidos. Já a quantidade de parcelas, de três a cinco,  é calculada com base no período em que o trabalhador teve vínculo empregatício nos 36 meses anteriores ao requerimento. O trabalhador que comprovar vínculo empregatício entre seis e 11 meses, terá direito a três parcelas. Se o período for de 12 a 23 meses, quatro parcelas, e o trabalhador que comprovar vínculo empregatício de 24 meses terá direito a cinco parcelas.

O cálculo do valor do benefício varia de acordo com a média salarial. Quando a média dos três últimos salários anteriores à dispensa for de até R$ 1.026,77, o valor da parcela será o resultado da média salarial multiplicado pelo fator 0,8.

Quando a média dos três últimos salários anteriores à dispensa estiver entre R$ 1.026,78 e R$ 1.711,45, será aplicado o fator 0,8 até o limite da faixa anterior (R$ 1.026,77) e, no que exceder, o fator 0,5. O valor da parcela será a soma desses dois valores.

Quando a média dos três últimos salários anteriores à dispensa for superior a R$ 1.711,45, o valor da parcela será, invariavelmente, R$ 1.163,76.

O trabalhador pode requerer o benefício a partir do sétimo até 120º dia após a demissão sem justa causa. Para tanto, deve procurar as Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs), Gerências do Trabalho, Sine, ou postos/sindicatos conveniados ao MTE.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - MTE

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vetos da Presidenta relegam saúde pública a segundo plano afirma OAB

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou no dia 17/01/2012 que a lei complementar nº 141 sancionada pela presidente Dilma Rousseff, regulamentando a chamada "Emenda 29" e fixando valores mínimos a serem aplicados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em serviços públicos de saúde, "a despeito dos avanços, ainda relega a um plano secundário esse setor de importância vital à cidadania brasileira". Ophir criticou principalmente o veto da presidente ao dispositivo da lei que determinava que os investimentos em saúde fossem acrescidos, anualmente, sempre que houvesse revisão do Produto Interno Bruto (PIB).
"A lei foi um avanço, no sentido de que estabelece o regramento para o parágrafo 3º do artigo 198 da Constituição Federal, o que era aguardado desde 1988", observou o presidente nacional da OAB. "Mas, em que pese tal postergação ter sido enfrentada agora, a lei está longe de ser ideal e continua a relegar a saúde a um plano não compatível com a norma constitucional que diz que a saúde é direito de todos e dever de Estado e, por isso mesmo, deve ser garantida por medidas políticas sociais e econômicas para melhorar as condições de vida e promover o acesso universal e igualitário pelos brasileiros. Portanto, a nova lei ainda não consegue dar efetividade ao artigo 196 da Constituição Federal que trata da universalização das ações de saúde e do acesso a todos".
Além do veto à vinculação do aumento dos investimentos em saúde à variação anual do PIB, lembrou Ophir, a presidente vetou um dispositivo na lei complementar segundo o qual os recursos orçamentários previstos, mas não aplicados na saúde, deveriam ser depositados numa conta cujo rendimento financeiro deveria ser investido na própria área, nos anos seguintes. Para Ophir Cavalcante, fica patente o tratamento secundário dado à área de saúde diante dos vetos presidenciais, ”sobretudo, quando a presidente apresenta como justificativa para eles as questões de cunho econômico-financeiras enfrentadas pelo País, que ficam num primeiro plano frente às graves necessidades básicas dos cidadãos, como é o caso da saúde".
O presidente nacional da OAB destacou, contudo, como ponto positivo da lei que regulamenta a "Emenda 29" a melhor definição sobre o que constitui gastos com a saúde, que deve ser rigorosamente observada por governadores e prefeitos. Pela nova regra, os governantes estão impedidos de aplicar esses recursos em áreas como pagamentos de aposentadorias, pensões, salários para servidores, merenda escolar, saneamento básico e outras que fugiam completamente ao objetivo-fim dos recursos orçamentários. "Mas, no geral, ainda há muito o que a sociedade cobrar para que alcancemos a universalização dos serviços de saúde previstos na Constituição", disse.

Seminário Internacional sobre Processo de Doação de Orgãos e Tecidos

Aprovação da Redução de Carga horária para a Enfermagem

 



 

APROVADA REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA PARA PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM

Horas de EnfermagemBrasília – A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quarta-feira (16), o Projeto de Lei 2295/2000, que reduz a carga horária de trabalho dos profissionais da Enfermagem de 40 para 30 horas semanais. A medida vai beneficiar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. A proposta altera a Lei 7.498/86, que regulamenta as atividades profissionais da categoria.

Em março, o deputado Décio Lima (PT)  havia encaminhado requerimento à mesa diretora da Câmara dos Deputados pedindo a inclusão da matéria na pauta de votações.

A proposição foi feita atendendo à manifestação de profissionais de enfermagem de Santa Catarina, que estiveram em Brasília buscando apoio para a aprovação do projeto.

Estimativas do Conselho Federal de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem, da Federação Nacional de Enfermeiros e das confederações dos Trabalhadores na Saúde e em Seguridade Social mostram que o impacto nos hospitais públicos com a mudança da jornada de 40 para 30 horas vai exigir a contratação de 21.965 profissionais de enfermagem com um custo anual de R$ 259, 4 milhões.

Dados do Coren – Conselho Regional de Enfermagem apontam que há, no Brasil, 1,3 milhão de trabalhadores de enfermagem, todos trabalhando mais de 40 horas semanais. Em Santa Catarina, enumerou o deputado, são 37 mil profissionais da área. Segundo Décio Lima, projeto com este teor já havia sido aprovado na década de 80, mas foi vetado pelo governo federal na época.

A deputada estadual Ana Paula Lima (PT), que é enfermeira de profissão, acompanhou a sessão.

A proposta, já aprovada em junho pela comissão de Seguridade Social e rejeitada anteriormente pela Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público, será analisada agora pelo Plenário.



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Isabela Gasparelli Barbosa
Mestre em Enfermagem - EEAN/UFRJ
Enfermeira Intensivista - INTO
2º Tenente Enfermeira - CBMERJ

 
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quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Programa de Atenção Básica e Saúde da Família - aberta inscrição até 16/02

 
 
Programa de Atenção Básica e Saúde da Família - aberta inscrição até 16/02

Estão abertas inscrições (até 16 de fevereiro) para o processo seletivo da SPDM : Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, ACD, THD, Psicólogo. As vagas são para o PSF da AP 5.3 no Rio de Janeiro (Santa Cruz, Paciência e Sepetiba).


CHAMADA DE ARTIGOS CNEG 2012, RIO DE JANEIRO - MELHORES ARTIGOS TERÃO OPORTUNIDADE EM PERIÓDICO INTE


 

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO – CNEG 2012

8 e 9 junho 2012
Rio de Janeiro – Brasil

 

CHAMADA DE ARTIGOS

 
Prezado(a),
O CNEG 2012 já está recebendo seu artigo.
A submissão é realizada através do site do evento www.excelenciaemgestao.org . Visite o endereço, conheça a regras, prazos etc.
Não há limite quanto ao número de artigos a serem enviados ao CNEG 2012, entretanto, serão aprovados no máximo cinco artigos por autor. Cada artigo poderá ter até 4 (quatro) autores. Não há taxas para submissão de artigos.
Os artigos podem ser encaminhados em: Português, Inglês ou Espanhol.

DATA LIMITE DE ENVIO DOS ARTIGOS PARA O CNEG 2012: 12 MARÇO 2012

Uma vez tendo artigos aprovados, a taxa de publicação do artigo é de R$ 370,00. O pagamento da taxa de publicação, garante a publicação nos anais do evento de todos os artigos aprovados onde conste a participação daquele que efetou o pagamento desta taxa. Ë garantido certificado a todos os autores dos artigos.
Se puder, aproveite o Congresso e o feriado do dia 07 de junho para passar o fim de semana no Rio de Janeiro.
O CNEG 2012 traz novidades:
Oportunidades de publicação em períódicos nacionais e internacionais:
• Os melhores artigos apresentados no CNEG 2012 serão convidados a integrar a edição especial do periódico IJESD - International Journal of Environment and Sustainable Development - ISSN (Online): 1478-7466 - ISSN (Print): 1474-6778. Prepare seu artigo! Clique aqui e visite o website do periódico.
• Os autores dos melhores artigos presentados no CNEG 2012, serão convidados pelo periódico S&G - Sistemas & Gestão (ISSN 1980-5160) www.uff.br/sg a enviarem versões revisadas de seus artigos publicado no CNEG 2012.
Parceria com eventos internacionais a serem realizados no Rio de Janeiro:
• Em 2012 o CNEG será realizado em parceria com o WORLD SYMPOSIUM ON SUSTAINABLE DEVELOPMENT AT UNIVERSITIES (WSSD-U-2012), evento que faz parte da agenda RIO+20. Você pode baixar o informativo do evento por aqui. O WSSD-U ocorre nos dias 5 e 6 de junho no Centro de Convenções da FIRJAN (Rua Graça Aranha 1, Centro, Rio de Janeiro).
A RIO+20 é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012. O encontro recebeu o nome de Rio+20 e visa a renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Serão debatidos a contribuição da "economia verde" para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável. A Rio+20 insere-se, assim, na longa tradição de reuniões anteriores da ONU sobre o tema, entre as quais as Conferências de 1972 em Estocolmo, Suécia, e de 2002, em Joanesburgo, África do Sul.
• Em 2012, junto ao CNEG ocorrerá também II SIRSO. O II Simpósio Internacional de Responsabilidade Social das Organizações (SIRSO) é um evento que busca consolidar, debater e projetar investigações mais avançadas sobre o desenvolvimento do tema de Responsabilidade Social das Organizações. Sua primeira edição foi realizada em 2010 na Universidad de Santiago de Chile (USACH), reúne trabalhos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. Constitui assim uma mostra das investigações que estão sendo produzidas nesta matéria no nosso continente. O II SISRO está aberto ao envio de artigos, consulte aqui como proceder.
Premiação
• Os 3 melhores trabalhos do Congresso receberão o "Prêmio de Excelência na Produção Cientifica"
Em 2012 o prêmio homenageará professores que contribuíram e contribuem sobremaneira para o aprofundamento do conhecimento e desenvolvimento do país.
Parceira para 2013
• Em 2013, artigos selecionados no IX CNEG vão integrar edição especial do SRJ - Social Responsability Journal. O CNEG continuadamente busca a possibilidade de publicação de seu artigo em periódicos internacionais qualificados. Nesse sentido a coordenação do CNEG antecipa que em 2013 os melhores artigos apresentados no Congresso serão convidados a integrar a edição especial do periódico Social Responsability Journal ISSN 1747-1117.
Minicursos:
Os minicurso são uma oportunidade de aprendizado e atualização em temas diversos do campo da gestão. Cada minicurso tem taxa de inscrição de R$ 75,00 e ocorrem no segundo dia do evento. A inscrição em minicurso independe da participação no CNEG.
Após a realização do CNEG será disponibilizado certificado de participação para aqueles que comparecerem às aulas. A inscrição nos minicursos e feita on line, através do site do CNEG e também poderá ser realizada durante o evento, dependendo nesse caso de disponibilidade de vagas.
Vaja abaixo os minicurso programados para 2012, acesse o site e veja em detalhes o tópicos de cada minicurso.
• Sistemas de Gestão Ambiental
• Mapeamento de Processos: Tornando as Empresas Mais Competitivas
• Estratégia para sustentabilidade: Técnicas de Diálogo com as partes interessadas
• Construção Sustentável e Certificação Green Building
• Introdução Gerenciamento de Riscos
• Mapeando e gerenciando ativos intangíveis para agregar valor às organizações (da teoria à prática)
• Ferramentas da Qualidade e 5 S
• Gerenciamento de Projetos
• Introdução à Eficiência Energética: Aplicação na Revitalização de Edifícios Existentes
• Certificação LEED no Brasil, com Materiais, Tecnologias e Conceitos
• Gestão do Conhecimento: Métodos e Ferramentas
• Tecnologias de Produção usando Lego: MRP, JIT e Teoria das Restrições
• Gestão por Resultados, foco em indicadores de desempenho
• Fundamentos da Análise de Risco
• Gestão por Competências

O Congresso Nacional de Excelência em Gestão é um evento técnico-científico de abrangência internacional. O CNEG em sua edição de 2011 recebeu artigos de todas as regiões do país e exterior. O evento é realizado pelas Associações ADINGOR - Associación para el Desarollo de la Ingenería de Organización, SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, ABPA - Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes, SOBES - Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança, IBP Instituto Brasileiro de Petroleo Gás e Biocombustíveis, SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, SENAI/CETIQT - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil e Sociedade Fluminense de Engenharia de Produção entre outros, co-realizado pela FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, tem apoio científico da Rede Latino Americana / II Simposio de Responsabilidad Social de las Organizaciones (SIRSO) SAGE-UFRJ, NITS - Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade, Academia INPI e Mestrado em Sistemas de Gestão MSG-UFF entre outros.

O VIII CNEG ocorrerá nos dias 08 e 09 de JUNHO de 2012, sendo realizado no dia 08 na FIRJAN e no dia 09 na Escola de Engenharia da UFF (Niterói).
Áreas temáticas:
Gestão de Riscos e Crises Organizacional
Gestão pela Qualidade
Gestão Econômica e Financeira
Gestão Ambiental & Sustentabilidade
Gestão da Saúde, Segurança Ocupacional & Ergonomia
Ética e Responsabilidade Social Organizacionais
Gestão da Produção
Gestão do Produto
Pesquisa Operacional
Gestão Estratégica Organizacional
Gestão do Conhecimento Organizacional
Educação em Sistema de Gestão
Inovação e Propriedade Intelectual
Gestão de Serviços de Saúde
Logística
Construção Sustentável
Eficiência Energética em Processos Produtivos
Participe!!! Acesse www.excelenciaemgestao.org e tenha acesso a todos os dados do CNEG, inclusive conteúdo para download de edições anteriores
A disposição.
Secretaria do evento:
contatocneg@excelenciaemgestao.org
(21) 2621-4587 / 7733-4529

 
 

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Inscrições de Alunos Especiais no MPEA

INSCRIÇÃO DE ALUNO ESPECIAL NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM ASSISTENCIAL

 – Período: 05/03/2012 de 09 às 16h – Inscrições
            Local: Secretaria do MPEA – 6º nadar da EEAAC

Documentos: Fotocópias do Diploma de Graduação (frente e verso), do registro no COREN, Identidade e CPF; Currículo Vitae no modelo Lattes; 01 foto 3x4.
      
Investimento: R$ 100,00 (depositada através de GRU)
            06/03/2012 – Resultado
            15/03/2012 – Início das aulas

DISCIPLINAS OFERECIDAS:

1.   Seminários Políticas Públicas e de Saúde e o Contexto do Cuidar (4CR=60h) - 5ªf – TARDE (13 às 17h)
Ementa: Estudos sobre formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e de saúde.

2. Tópicos de Atualização Programada (2CR=30h) - 6ªf – TARDE (14 às 17h)
Ementa: Experimentação de novas metodologias/tecnologias, visando a prática baseada em evidência, consumo, produção e divulgação de pesquisa.




Coordenação do MPEA

Distribuição dos eleitores para o pleito do Coren-RJ

 
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, January 17, 2012 1:06 AM
Subject: Distribuição dos eleitores para o pleito do Coren-RJ

Caros colegas
         O motivo deste é relatar fato bastante estranho envolvendo a eleição de amanhã no COREN-RJ. Vários eleitores estão designados para votar longe do domicílio ou trabalho.Em meu caso, que resido e trabalho em Niterói, fui designada para votar em Araruama, distante aproximadamente 100Km. Dirigi-me à subseção Niterói do COREN- RJ, sendo informado que nada poderia ser feito para alterar o local de votação e que o "sistema" havia feito a distribuição aleatoriamente.  Eu deveria então aguardar o dia seguinte à eleição para acessar o site do órgão e encaminhar formulário de  Justificativa de Ausência.
         Tenho conhecimento de outros casos parecidos, onde é dificultado ao máximo o acesso do eleitor às urnas. Acontece que a justificativa de ausência não substitui o exercício democrático do direito/dever do voto.
         Sabemos também da importância do comparecimento em massa à urnas na tentativa de resgatar a credibilidade de nosso Conselho, tão prejudicada pelos acontecimentos lastimáveis em passado recente.     
         Encaminhei o registro da ocorrência à Ouvidoria do COREN- RJ, pois a página da Ouvidoria do Cofen encontra-se em reformulação. Temo que não seja suficiente, mas acho que se todos os que se sentirem prejudicados fizerem isso, a reclamação ganha peso.
         Um abraço, Ieda Sanches



Locais de Votação do COREN-RJ - Atualizando informações!

A fim de atualizar as informações postada no Blog em 13/01/2012 sobre as designações dos eleitores aos locais de votação para o COREN-RJ, comunico não recebi nenhum retorno das solicitações enviadas ao COREN-RJ:
1. Enviei reclamação à Ouvidoria no dia 13/01
2. E-mail para a Comissão Eleitoral no dia 16/01
3. O telefone do COREN (comissão eleitoral) está inacessível, está sempre ocupado.
Tenho conhecimento que outros colegas enfermeiros também foram designadas para locais de votação que não tem nada a haver com seus endereços de residência e/ou trabalho, quer sejam atuais ou antigos.
Parece que estamos brincando de eleições!
O slogan "a mudança não pode parar" da chapa da situação, só me faz ter certeza que preciso de "compromisso e dignidade" da chapa 2 - oposição!

Drª. Zenith Rosa Silvino
Professora Titular da UFF

domingo, 15 de janeiro de 2012

Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes

O produtivismo acadêmico está tirando a saúde dos docentes das universidades públicas brasileiras. Essa é a principal constatação feita por estudo da professora do curso de Serviço Social da UFRJ Janete Luzia Leite. “Antes, a docência era vista como uma atividade leve. Agora, está todo mundo comprimido”, afirmou.

A causa dessa angústia está na reforma, feita em 2004, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Aliada ao Reuni, as mudanças na Capes foram um verdadeiro ataque à autonomia universitária”, denunciou.

O resultado foi a instituição de dois tipos de professores: o pesquisador, que ensina na pós e recebe recursos das agências de fomento para fazer suas pesquisas e o que recebe a pecha de “desqualificado”, que ficou prioritariamente na docência de graduação e à extensão. Esses, em sua maioria, são recém-contratados e terão suas carreiras truncadas e sem acesso a financiamentos.

Para Janete, os atuais docentes estão formando em seus alunos um novo ethos, em que é valorizado o individualismo, ocultada a dimensão da coletividade e naturalizada a velocidade e a produtividade.

Há, também, um assédio moral subliminar muito forte, que ocorre, principalmente, quando o docente não consegue publicar um artigo, ou quando seus orientandos atrasam na conclusão do curso. “Com isso, estamos nos aproximando de profissões que trabalham no limite do estresse, como os médicos e motoristas”, afirmou.

O resultado é que os docentes estão consumindo mais álcool, tonificantes e drogas e estão propensos à depressão e ao suicídio. “É um quadro parecido com a Síndrome de Burnout, em que a pessoa se consome pelo trabalho. Ocorre como uma reação a fontes de estresses ocupacionais contínuas, que se acumulam”, explicou Janete Leite.

O problema, segundo ela, é que as pessoas acham que seu problema é individual, quando é coletivo, além de terem vergonha de procurar o serviço médico. “Com isso, elas vão entrando em suas conchas, temendo demonstrar fragilidades”.

Como forma de mensurar o nível de estresse dos docentes, a pesquisadora da UFRJ começou a fazer uma pesquisa nesse campo. Junto com um grupo de aluno, ela entrevista professores dispostos a falar de seus problemas.
“A primeira constatação que fiz é que as pessoas estão ansiosas para falar sobre seus problemas. Nossas entrevistas não duram menos do que uma hora e meia”, contou.

Já foi possível concluir que a atual realidade tem provocado sintomas psicopatológicos, como depressão e irritabilidade; psicosomáticos, como hipertensão arterial, ataques de asma, úlceras estomacais, enxaquecas e perda de equilíbrio; e sintomas comportamentais, como reações agressivas, transtornos alimentares, aumento de consumo de álcool e tabaco, disfunção sexual e isolamento.

Tudo isso, para Janete Leite, decorre da pressão atualmente feita sobre o docente. “O nosso final de semana desapareceu, pois temos de dar conta do que não conseguimos na semana, como responder e-mails de orientandos, ou escrever artigos”, afirmou.

Para ela, é preciso que haja uma reação dos docentes a esse processo. “Caso contrário, seremos uma geração que já está com a obsolescência programada”, previu.

Veja mais em: http://portal.andes.org.br:8080/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=5020

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Locais de Votação do COREN-RJ

Já está disponível no site do COREN-RJ: http://eleicoescorenrj.com.br/ a consulta aos locais de votação.
Se você não recebeu a informação do local por correspondência, aconselho acessar o site o mais rápido possível.

Situações esdrúxulas podem ocorrer. Por exemplo: eu moro em Niterói e segundo consulta ao site, deverei votar em ARARUAMA! Nunca morei neste município, se pelo menos fosse na cidade do Rio de Janeiro, talvez eu presumisse coerência!

Fiz reclamação online à Ouvidoria e estou aguardando resposta.
Manterei nossos leitores informados sobre os desdobramentos!

COMPROMISSO E DIGNIDADE!

Profª. Drª. Zenith Rosa Silvino

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ELEIÇÕES PARA O COREN-RJ

As eleições do Coren-RJ serão realizadas em todo o Estado do Rio de Janeiro no dia 18 de janeiro de 2012, quarta-feira, de 8h as 18 horas. 

De acordo com o Art. 29 da Resolução COFEN nº 355/2009, o eleitor que deixar de votar, sem justa causa, incorrerá em multa na quantia equivalente ao valor atualizado da anuidade de seu nível profissional.
·  Enfermeiro: R$ 198,00;
·  Auxiliar de Enfermagem R$ 121,00;
·  Técnico de Enfermagem: R$ 136,00.


O local de votação foi determinado de acordo com o endereço residencial cadastrado no COREN/RJ até o dia 25 de novembro de 2011
O eleitor receberá em seu domicílio uma carta avisando o local e urna de votação.
 Caso não receba a carta até o dia 12 de janeiro de 2012, entrar em contato através do telefone (21) 3232-8730, Ramal 603 / 621 (Serviço de Informações – Comissão Eleitoral) ou acessar o site do COREN-RJ, pois segundo informações do próprio site, estarão disponíveis os locais de votação. Bastando informar o número de inscrição no Coren-RJ e a categoria profissional.