terça-feira, 23 de abril de 2013

Oficina de Gerenciamento de referências no Microsoft Word®


Data: 20/05/2013
Horário: 14 as 18 h
Local: Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa / UFF


Ementa: prover conhecimento teórico e instrumental para utilização de processador de texto com vistas a normalização de referências no estilo Vancouver: notas de fim, notas de rodapé, AUTONUMERAÇÃO, referências cruzadas, indicadores, sumário AUTOFORMATÁVEIS.
EX.: Quando do acréscimo ou subtração de uma referência no corpo do texto é possível que A NUMERAÇÃO as referências no fim do texto sejam ATUALIZADAS AUTOMATICAMENTE!

Inscrições: ABEn - Niterói
Investimento: R$ 50,00




A oficina ocorrerá no mesmo dia da reunião do Grupo de Pesquisa e estamos considerando como uma atividade do Grupo.
Participe!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

quarta-feira, 3 de abril de 2013

15ª Campanha de vacinação contra a gripe



Foi lançada ontem, 3ª feira (02/04/13) a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, a qual será realizada entre 15 a 26 de abril, sendo 20 o dia de mobilização nacional. 


Na campanha, serão vacinados os integrantes do grupo prioritário, formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos, que este ano terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs).


Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).


O ministro fez um apelo para que todos os integrantes do grupo prioritário se vacinem. “É importante que estas pessoas, com doenças cardíacas, pulmonares, obesos, transplantados renais ou que tenham alguma doença crônica associada, procurem os postos de vacinação e levem a prescrição”, explicou Padilha. 


Este ano, o Ministério da Saúde incluiu também as mulheres em puerpério (45 dias após o parto) porque este grupo apresenta as mesmas condições de saúde das gestantes e também pelo fato de que, na amamentação, a vacina ajuda a proteger o bebê. 


PRESCRIÇÃO - Os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica na próxima consulta.


Tabela com a categoria de risco clínico com indicação para vacina:
Leia mais em: Portal Saúde
 

Programa Nacional de Segurança do Paciente



O Ministério da Saúde e a Anvisa lançaram no dia 01 de abril (segunda-feira) o Programa Nacional de Segurança do Paciente, cujo objetivo é prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos – incidentes que resultam em danos ao paciente como quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos - nos serviços de saúde públicos e privados.

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha afirmou que ao inserir esse tema na agenda prioritária do sistema de saúde público e privado do país, firma-se um grande compromisso com a qualidade.

Segundo o Portal Saúde do MS, estudo da Fiocruz aponta que de cada dez pacientes atendidos em unidades hospitalares um sofre de evento adverso. Os dados revelam, ainda, que no Brasil a ocorrência deste tipo de incidente é de 7,6%. Desses, 66% são evitáveis. O Brasil lidera a proporção de eventos evitáveis numa lista com outros seis países: Nova Zelândia, Austrália, Espanha, Dinamarca, Canadá e França.

O Ministério da Saúde e Anvisa tornam obrigatório que todos os hospitais do país montem equipes específicas – chamadas de Núcleo de Segurança do Paciente - para aplicar e fiscalizar regras sanitárias e protocolos de atendimento que previnam quanto a falhas de assistência com o intuito de  prevenir essas ocorrências.

Este núcleo funcionará como referência dentro de cada instituição na promoção de um cuidado seguro e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes. O núcleo deverá entrar em funcionamento em 120 dias.

Segundo o Ministério da Saúde e Anvisa, também passa a ser obrigatória a notificação mensal de eventos adversos associados à assistência. Para isso, a Anvisa colocará à disposição de todos os profissionais e serviços de saúde a Ficha de Notificação de Eventos Adversos. O formulário será hospedado no site da Agência e será o canal oficial para a notificação de situações adversas. A medida prevê sanções aos hospitais, até mesmo suspensão do alvará de funcionamento, a serviços de saúde que não se adequarem às novas ações.

Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, o Programa Nacional de Segurança do Paciente nasce com uma base muito sólida, calcada no trabalho exitoso realizado pela Rede Sentinela, que desde 2011 monitoram sistematicamente um conjunto de eventos adversos no atendimento aos pacientes: infecção sanguínea adquirida na UTI do hospital; uso de medicamentos; uso do sangue; e uso de produtos como próteses.

PROTOCOLOS - Para assegurar o manejo mais seguro dos pacientes, o Ministério da Saúde colocará em consulta pública seis protocolos de prevenção a eventos adversos. Os textos orientam sobre os seguintes temas: higienização das mãos, cirurgia segura, prevenção de úlcera por pressão, identificação do paciente, prevenção de quedas e prescrição, uso e administração de medicamentos. Os três primeiros (higienização das mãos, cirurgia segura e prevenção de úlcera por pressão entrarão) entrarão em consulta já esta semana, e os outros três em 30 dias. Os protocolos funcionam como guias e normas que devem ser observadas nos hospitais e também as práticas mais recomendadas para manter a segurança ao paciente.

O Programa estabelece, ainda, a criação do Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP). Composto por representantes do governo, da sociedade civil, de entidades de classe e universidades, tem por objetivo promover e apoiar iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção à saúde. O Comitê também será uma referência para a tomada de decisão na área e o apoio à implantação do programa.

Para o Ministro da Saúde, "... Assim como não existem hospitais que não podem ser chamados de hospitais se não tiverem médicos e leitos, a partir de hoje não poderão ser chamados de hospitais se não tiverem o Núcleo de Segurança do Paciente. Isso será compulsório", frisou o ministro.

Leia mais em: Portal Saúde


Por Sílvia Cavichioli
Atendimento à imprensa:
(61) 3315-3580/6260
 

terça-feira, 2 de abril de 2013

Resolução que Institui as ações de vigilância sanitária para segurança do paciente em serviços de saúde encontra-se em Consulta Pública



Consulta Pública n° 9, de 01 de abril de 2013

D.O.U de 02/04/2013



Estará aberta  a partir de 09 de abril para consulta pública, comentários e sugestões do público em geral, a proposta de ato normativo (Resolução) que Institui as ações de vigilância sanitária para segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências, conforme deliberado em reunião realizada em 21 de março de 2013 da Diretoria Colegiada da ANVISA.


O prazo para envio de comentários e sugestões ao texto da proposta de Resolução vai até o dia 08 de maio de 2013.


A proposta de ato normativo está disponível na íntegra no portal da Anvisa na internet e as sugestões deverão ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento de formulário específico, disponível no endereço: