sábado, 31 de agosto de 2013

Interações Medicamentosas: INCOMPATIBILIDADE DOS MEDICAMENTOS VANCOMICINA, CE...

Muito legal! Leia você também!

Interações Medicamentosas: INCOMPATIBILIDADE DOS MEDICAMENTOS VANCOMICINA, CE...: *** INCOMPATIBILIDADE DOS MEDICAMENTOS VANCOMICINA, CEFEPIMA E MEROPENEM NO CTI PEDIÁTRICO DE UM HOSPITAL GERAL: RELATO DE CASO. ...

II Ciclo de Palestras sobre Publicação Científica na UFF







Thank you for your interest in our Blog!


Visitas ao Blog no mês de Agosto


Governo cede e aceita negociar mudanças no fator previdenciário


O governo cedeu  e vai negociar mudanças no fator previdenciário com as centrais sindicais. Embora continue dizendo que o fim total do fator é pauta impossível, é o primeiro indicativo de retomada das conversas.

O fim do fator é uma das principais pautas das centrais sindicais e foi um dos pretextos para uma série de mobilizações pelo país no mês passado, a reboque das manifestações. O índice reduz o benefício de quem se aposenta com menos idade e sua extinção significaria prejuízo nas contas públicas.

Não há da parte do governo nenhuma intenção no fim puro e simples do fator previdenciário. Isso causaria um impacto que não teria sustentabilidade. Portanto, acho que a disposição da mesa de negociação é de encontrar uma fórmula que permita implementar gradualmente, implementar de forma sustentável, disse a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) se reuniu nesta quarta-feira com representantes de entidades sindicais para discutir o tema. O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Vagner Freitas, atribuiu o resultado da conversa à pressão das últimas manifestações.

Qual vai ser o desfecho da negociação, não sabemos. Mas estávamos num problema gravíssimo, porque o fim do fator é uma das nossas principais reivindicações e não estávamos conseguindo que isso viesse para a pauta de negociação. Hoje se abriu uma negociação sobre o fator e com uma mesa específica para desencadear negociação em 60 dias, disse.

O fator previdenciário é regulado pela soma entre o tempo de contribuição e a idade para a aposentadoria. Um dos pontos principais de negociação deverá ser o que trata do fator 85/95 (mulher/homem). O fim do fator foi negociado ainda durante o governo Lula, mas acabou vetado em 2010 pelo ex-presidente e nunca mais debatido diretamente com o Palácio do Planalto.



 Fonte: Jornal Folha de São Paulo
por Informe Diário da OAB Niterói

Seria engraçado se não fosse absurdo!


TJCE - Justiça decide que candidato não pode ser reprovado por possuir arcada dentária incompleta

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) confirmou, liminar que anulou ato de eliminação de um candidato ao cargo de agente penitenciário. Ele havia sido considerado inapto para a função por não ter o número mínimo de dentes previsto em edital.

Segundo os autos, o candidato foi aprovado no teste objetivo, exames médicos e toxicológicos, e na avaliação psicológica. Contudo, foi reprovado na avaliação odontológica, pois não tinha a quantidade mínima de 20 dentes nas arcadas dentárias, conforme Edital nº 29/2011, das Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Justiça (Sejus) .

Em razão disso, o candidato impetrou mandado de segurança, com pedido de liminar. Ele requereu a anulação da medida, alegando ser discriminatória a exigência do edital, e que a deficiência dentária não interferiria nas funções laborais do cargo.

Na contestação, a Procuradoria Geral do Estado alegou que, na época da publicação do edital, não houve contestação às regras do documento. Sustentou, ainda, que cabe à administração estabelecer condições as quais terão que se submeter os candidatos, com finalidade de selecionar os mais preparados.

Ao julgar o caso, o Órgão Especial concedeu a segurança e confirmou a liminar deferida em abril de 2012, acompanhando o voto do relator. 

Ora compreender que o edital admita determinada discriminação, quando a mesma não guarde relação de coerência lógica com a situação na qual se insere a norma, ou seja, o requisito exigido deve estar umbilicalmente ligado ao cumprimento do serviço do servidor, o que não ocorre, eis que ter ou não uma arcada dentária completa em nada irá influenciar no trabalho de um agente penitenciário”.


Fonte: Tribunal de Justiça do Ceará

Questões sobre servidores estão entre as maiores demandas no STF

Entre 2010 e 2012, os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul dominaram a pauta do Supremo Tribunal Federal (STF), respondendo por seis em cada dez novos processos novos. Nesse período, os assuntos mais abordados pelos processos são questões processuais civis e trabalhistas (15,1%), questões envolvendo o poder público (14,5%) e servidores públicos (14%). As causas de interesse dos servidores públicos estão em ascensão nos últimos anos e assumiram o primeiro lugar em 2012. A concentração de processos de direito do consumidor apresentou o maior aumento: 298% entre 2006 e 2012.

Os dados fazem parte do segundo relatório Supremo em Números, desenvolvido pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas - FGV DIREITO RIO e divulgado no STF.

Baseada nos dados colhidos entre 2000 e 2009 e atualizados entre 2010 e 2012, a pesquisa afirma que o STF não é uma corte homogênea. “Há enorme variação na quantidade, espécie processual e assunto das demandas provenientes dos diferentes estados”, avalia o coordenador da pesquisa, professor e pesquisador Ivar A. Hatmann.

Entre os dados destacados na cerimônia de apresentação do estudo, com a presença do presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, a pesquisa revela que, em 2006, os maiores litigantes eram a União, o INSS, o Estado de São Paulo e a Caixa Econômica Federal (CEF). Atualmente, o INSS ocupa o primeiro lugar, seguido da União, Brasil Telecom e o Estado de SP.

 A concentração de processos oriundos de São Paulo caiu entre 2010 e 2012, mas o estado ainda responde por grande percentual de processos do STF - a maioria sobre matéria tributária. A maior concentração de demandas envolvendo estados refere-se a SP (21%); RS (18%); DF (11%); MG (10%); e RJ (9%).

Ainda de acordo com o levantamento Supremo em Números, o tema “servidores públicos” é o terceiro maior entre os processos que chegaram à Corte no período de 2000 a 2009, e o maior no ano passado. Em 2012, a cada 10 mil trabalhadores com carteira assinada, 3,9 processos chegaram ao Supremo sobre direito do trabalho e, para cada 10 mil servidores públicos estatutários, 80,3 processos, proporção 26 vezes maior. 


 Fonte: Supremo Tribunal Federal

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Seleção para o Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial - MPEA-UFF

Fiquem atentos!

Está para ser publicado o Edital de Seleção para o Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial.

As inscrições ocorrerão de 07 a 25 de outubro de 2013 na Secretaria do Curso: rua Dr. Celestino 74 - 6º andar, Centro - Niterói-RJ

Taxa de inscrição: R$ 250,00 (GRU)

Público alvo: Enfermeiros de instituições públicas e/ou privadas com no mínimo dois anos de experiência profissional com disponibilidade para cursar o Mestrado e de atuação em Estágio Prático (30h/semestre). Registro no Conselho Profissional.

Informações: (21) 2629 9493 - Srª. Rosâne


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

III Fórum dos Mestrados Profissionais de Enfermagem

De 27 a 29 de novembro de 2013

Local: USP de Ribeirão Preto.
Coord. Geral: Drª Maria Lúcia Robazzi

A Programação conterá Conferência, Mesas-redonda, Apresentação de trabalhos dos mestrandos e mestres profissionais, entre outras.

O Fórum dos MP de Enfermagem é um espaço estratégico para as discussões dos grandes desafios  que permeiam essa modalidade de ensino stricto sensu. Facilitador das trocas de experiências entre os diversos MP de Enfermagem, espaço que possibilita dar voz aos cursos mais novos e menos experientes.

Para os docentes que integram essa modalidade de ensino, permite compreender as sutilezas das diferenças entre os cursos acadêmicos e profissionais.

Para os mestrandos profissionais, propicia discussões sobre as necessidades da prática assistencial/gerencial vivenciada para uma prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, sob a égide do método científico.

Você está ou esteve participando desse tipo de formação pós-graduada? Esteja presente no fórum, ELE É NOSSO! 

Vamos pavimentar a nossa estrada e sinalizar o que é importante...

Aguardem novas informações sobre as inscrições no evento e submissão de trabalhos.









X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia e do IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa.



Organização: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem e pela Rede Global dos Centros colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia.

O Tema central da Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia: promoverá a reflexão sobre os contributos da Enfermagem no desenvolvimento humano e nos objetivos de desenvolvimento do Millennium.


O IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa tem por objetivo o desenvolvimento de rede de centros de excelência de investigação em enfermagem e ciências afins de Ibero América e África.


Inscrições

Até 31 Mar, 2014

Modalidade de Inscrição
IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americana e de Países de Língua Oficial Portuguesa e/ou X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia
200.00 EUR

IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americana e de Países de Língua Oficial Portuguesa
150.00 EUR

X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia
150.00 EUR

01 Abr  a 15 Jun, 2014

Modalidade de Inscrição
IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americana e de Países de Língua Oficial Portuguesa e/ou X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia
250.00 EUR

IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americana e de Países de Língua Oficial Portuguesa
200.00 EUR
X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia

200.00 EUR
16 Jun  a 21 Jul, 2014

Modalidade de Inscrição
IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americana e de Países de Língua Oficial Portuguesa e/ou X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia
400.00 EUR

IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americana e de Países de Língua Oficial Portuguesa
300.00 EUR

X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para Enfermagem e Obstetrícia
300.00 EUR



Data limite para submissão de abstracts
Até 16 Fev, 2014


Contactos
 info@who2014.com |  (+351) 239 802 850 / (+351) 239 487 200 
 
http://www.esenfc.pt/event/who2014


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Aviso de Disponibilidade do livro SUS - LEGISLAÇÃO E QUESTÕES COMENTADAS - 3ª EDIÇÃO - 2012

Conforme solicitado, estamos avisando que o livro SUS - LEGISLAÇÃO E QUESTÕES COMENTADAS - 3ª EDIÇÃO - 2012 já se encontra no estoque do site bestbooks.com.br. No momento temos 3 exemplares no estoque.

Para compra-lo, clique no link abaixo:

=============================
http://www.bestbooks.com.br/livros_template.asp?Codigoafiliado=1679&Codigo_Produto=177370
=============================

Veja outros livros do mesmo assunto, que estão em estoque para despacho imediato:
**COLETÂNEA DE QUESTÕES - ODONTOLOGIA - COLEÇÃO ENADE - 2013 - FABIANO CAPATO DE GARCIA BRITO E WANDER GARCIA
** Veja mais informações em http://www.bestbooks.com.br/livros_template.asp?Codigoafiliado=1679&Codigo_produto= 188044

**PROVAS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CARDIOLOGIA - QUESTÕES COMENTADAS - 2009 A 2011 - 2013 - NELSON SIQUEIRA DE MORAIS E MARCOS ROBERTO DE SOUSA
** Veja mais informações em http://www.bestbooks.com.br/livros_template.asp?Codigoafiliado=1679&Codigo_produto= 187478

**SUS - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ESQUEMATIZADO - 3ª EDIÇÃO - 2013 - ALESSANDRA DE SALDANHA DA GAMA E LUCIANA FONSECA DE GOUVEIA
** Veja mais informações em http://www.bestbooks.com.br/livros_template.asp?Codigoafiliado=1679&Codigo_produto= 181338

**SAÚDE PÚBLICA - AUTO-AVALIAÇÃO E REVISÃO - 4ª EDIÇÃO - 2012 - SILVA, MARCELO GURGEL CARLOS DA
** Veja mais informações em http://www.bestbooks.com.br/livros_template.asp?Codigoafiliado=1679&Codigo_produto= 178285

**10000 - QUESTÕES PARA CONCURSOS DE ODONTOLOGIA - 2012 - KITAKAWA, DARCIO
** Veja mais informações em http://www.bestbooks.com.br/livros_template.asp?Codigoafiliado=1679&Codigo_produto= 177529

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4062-5152 / (48) 4062-5152 ou pelo e-mail info@bestbooks.com.br, ou através de nosso atendimento on-line.


Abracos!

bestbooks.com.br
info@bestbooks.com.br
(11) 4062-5152 / (48) 4062-5152

sábado, 3 de agosto de 2013

Água Estéril - Medicamento Potencialmente Perigoso












Acesse:  http://www.boletimismpbrasil.org/boletins/pdfs/boletim_ISMP_10.pdf

I Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente ISMP Brasil e V Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente: Erros de Medicação






O Instituto para Práticas Seguras no Uso dos Medicamentos (ISMP Brasil) foi fundado no Brasil a partir de iniciativas voluntárias de profissionais com experiência na promoção da segurança dos pacientes, principalmente quanto à utilização de medicamentos nos diferentes níveis de assistência à saúde. A ideia surgiu em março de 2006, em Belo Horizonte (MG), durante o I Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente e Erros de Medicação e se concretizou, por meio de registro formal, em março de 2009.

O Instituto é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, filiado ao ISMP EUA (Institute for Safe Medication Practices). Além do Brasil, existem organizações no Canadá e na Espanha. O ISMP Brasil é o primeiro afiliado localizado no Hemisfério Sul.




Evento:

10 a 12 de abril de 2014
Ouro Preto -  Minas Gerais
Inscrições Abertas
Até 01/10/2013 = R$ 380,00

Inscrições de Trabalhos Científicos até 01/12/2013.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Fwd: Participe da manifestação pela manutenção dos vetos presidenciais ao Ato Médico no Centro do Rio




From: informe@crprj.org.br
Date: Fri, 2 Aug 2013 16:45:41 -0300
Subject: Participe da manifestação pela manutenção dos vetos presidenciais ao Ato Médico no Centro do Rio

link para página principal do Conselho Regional de Psicologia

Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente clique aqui.

Participe da manifestação pela manutenção dos vetos presidenciais ao Ato Médico no Centro do Rio

 

Psicólogos (as), estudantes e demais profissionais da Saúde, juntem-se a nós na luta por uma Saúde multiprofissional e de qualidade para toda a população brasileira! Por isso, o CRP-RJ, em parceria com outros conselhos da área da Saúde, convoca todos (as) os (as) profissionais e estudantes de Psicologia do estado para participar, no dia 7 de agosto (quarta-feira), no Centro do Rio, de uma manifestação conjunta de diversos profissionais da Saúde pela manutenção do veto parcial da presidente Dilma à Lei nº 12.842/2013, conhecida como Ato Médico.

No próximo dia 20 de agosto, está prevista para acontecer, em sessão conjunta de deputados e senadores no Congresso Nacional, a votação final do texto. Assim, a mobilização de todos (as) nesse momento é muito importante para que o Congresso atenda ao apelo de 14 categorias profissionais da Saúde e mantenha os vetos presidenciais aos artigos da lei que submetem esses profissionais a uma hierarquia médica, o que contraria os princípios estabelecidos pelo SUS e compromete o atendimento multiprofissional em saúde.

A manifestação está prevista para começar às 15h nas escadarias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), que fica localizada na Rua Primeiro de Março, s/n, no Centro do Rio (próximo à Praça XV e à estação das barcas).

Além de aderir à manifestação, você pode enviar também mensagens aos parlamentares do Congresso para solicitar a manutenção dos vetos presidenciais em nome de uma saúde pública de qualidade que respeite a autonomia de todos os seus profissionais.

Para mais informações sobre o Ato Médico, acesse www.crprj.org.br.

Serviço:

Manifestação dos profissionais de Saúde pela manutenção do veto parcial da presidente Dilma ao Ato Médico
Data: 7 de agosto (quarta-feira)
Horário: A partir das 15h
Local: Escadarias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ)
Endereço: Rua Primeiro de Março, s/n, Centro do Rio (próximo à Praça XV e à estação das barcas)

 

 
 
 
acesse a AGENDA do site

Caso não queira mais receber nossos informativos, escreva para informe@crprj.org.br.
Favor não responder essa mensagem, emails devem ser enviados para crprj@crprj.org.br.




--
Drª. Zenith Rosa Silvino
Professora Titular da UFF
Cel: 21 98489815