sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Aprovação do DOUTORADO na Enfermagem UFF

APROVADO PELA CAPES O DOUTORADO EM CIÊNCIAS DO CUIDADO EM SAÚDE DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFF!


Avaliação do Programa pela CAPES com conceito 4.


Parabéns ao corpo docente, discente e funcionários pela conquista. 

Vejam em: 



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Referenciais de Acessibilidade na Educação Superior


Os Referenciais de Acessibilidade na Educação Superior estão em consonância com a legislação pertinente e diretrizes políticas do MEC/Inep para todas as: universidades, centros universitários, centros federais de educação tecnológica, faculdades integradas, faculdades, faculdades tecnológicas, institutos ou escolas superiores.

A acessibilidade é entendida em seu amplo espectro (acessibilidade atitudinal, física, digital, nas comunicações, pedagógica, nos transportes, etc).

Dotar as instituições de educação superior (IES) de condições de acessibilidade é materializar os princípios da inclusão educacional que implicam em assegurar não só o acesso, mas condições plenas de participação e aprendizagem a todos os estudantes.

Os requisitos de acessibilidade de que trata a Portaria nº 3.284/2003, para estudantes com deficiência física são:
a) Eliminação de barreiras arquitetônicas para circulação, permitindo acesso aos espaços de uso coletivo;
b) Reserva de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades de serviço;
c) Construção de rampas com corrimões ou colocação de elevadores, facilitando a circulação de cadeiras de rodas;
d) Adaptação de portas e banheiros com espaço suficiente para permitir o acesso de cadeiras e rodas;
e) Colocação de barras de apoio nas paredes dos banheiros;
f) Instalação de lavabos, bebedouros e telefones públicos em altura acessível aos usuários de cadeira de rodas. (BRASIL, 2003).

Em que pese a importância da acessibilidade dos estudantes, os docentes também precisam ter acessibilidade aos seus respectivos locais de trabalho.

A unidade educacional não possuindo discentes com necessidades especiais não impede o seu respeito à Portaria, principalmente no que se refere a sua acessibilidade física.

Onde está a responsabilidade da nossa Universidade para com os discentes e docentes da Escola de Enfermagem para cumprimento das prerrogativas dos Referenciais de Acessibilidade relacionadas à sua estrutura física? Elevadores não funcionam, não há sinalizações adequadas, portas e banheiros com espaço suficiente para permitir o acesso de cadeiras e rodas; barras de apoio nas paredes dos banheiros, entre outros...


Ao que parece o PÚBLICO não fiscaliza o PÚBLICO!



segunda-feira, 2 de setembro de 2013

I Seminário de Teorias de Enfermagem UERJ: “O Alicerce para o Cuidado”




Albert Einstein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira

Mestrado Profissional em Enfermagem



INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 22 DE NOVEMBRO


Coordenação

Endereços e contatos:

Telefone: (55 11) 2151-1001
De segunda a sexta, das 7h às 17h

Sobre o curso

O Programa tem como objetivo proporcionar ao aluno um ambiente de discussão sobre as melhores práticas de Enfermagem no âmbito assistencial e educacional. A proposta é promover o desenvolvimento científico para a prática do enfermeiro. Para isso, a pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Enfermagem foi estruturada com uma área de concentração – Práticas Profissionais em Saúde e Enfermagem – e duas linhas de pesquisa:
§  Cuidar em Saúde e Enfermagem
§  Educação em Saúde em Enfermagem

Programa e metodologia


O Mestrado Profissional em Enfermagem tem duração máxima de 24 meses. Para concluir o curso, o aluno deverá:
§  cursar e ter aproveitamento em disciplinas totalizando 25 (vinte e cinco) créditos, sendo 18 créditos cursados nas Disciplinas Obrigatórias e, no mínimo, sete créditos em disciplinas optativas, totalizando 375 horas.
§  cumprir cinco créditos em Atividades Complementares Obrigatórias, tais como produção científica, organização de eventos científicos, aula em curso de pós-graduação lato sensu, coordenação de projetos, entre outras atividades.
§  desenvolver, defender e ter aprovado seu Trabalho de Conclusão de Curso, consolidando mais 60 créditos.


Investimento
Valor da Inscrição no Processo Seletivo
       R$ 80,00
Valor do curso
       24 parcelas de R$ 1.850,00


Público-alvo

Enfermeiros

 Programa e metodologia

O Mestrado Profissional em Enfermagem tem duração máxima de 24 meses. Para concluir o curso, o aluno deverá:
§  cursar e ter aproveitamento em disciplinas totalizando 25 (vinte e cinco) créditos, sendo 18 créditos cursados nas Disciplinas Obrigatórias e, no mínimo, sete créditos em disciplinas optativas, totalizando 375 horas.
§  cumprir cinco créditos em Atividades Complementares Obrigatórias, tais como produção científica, organização de eventos científicos, aula em curso de pós-graduação lato sensu, coordenação de projetos, entre outras atividades.
§  desenvolver, defender e ter aprovado seu Trabalho de Conclusão de Curso, consolidando mais 60 créditos.


Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) em 03 de julho de 2013.




domingo, 1 de setembro de 2013

Interações Medicamentosas: Livro Manual de Drogas Injetáveis

Para os meus alunos que pesquisam sobre o assunto, é uma boa indicação de leitura.



Interações Medicamentosas: Livro Manual de Drogas Injetáveis: 2ª Edição 2012 Livraria e Editora Medfarma ISBN: 978-85-89248-07-5 Nº de páginas: 412 Formato: 16 x 23 cm Capa dura De forma prática e con...