segunda-feira, 30 de março de 2015

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE DEFESA DE PROJETO


 MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DO CUIDADO EM SAÚDE – UFF


Título: Gerenciando o cuidado diante das interações de medicamentos de alta vigilância no Centro de Terapia Intensiva


Mestranda: Ana Laura Biral Cortes

Data: 01/04/2015 às 14 horas na sala 61 da EEAAC-UFF.


Presidente: Drª. Zenith Rosa Silvino
1º examinadora: Drª. Graciele Oroski Paes - UFRJ
2º examinadora: Drª. Beatriz Guitton Baptista de Oliveira - UFF

Suplentes: 
Drª. Marluci Andrade Conceição Stipp - UFRJ

Drª. Maritza Ortiz Sanches – UFF

Palestra: Atuação do Enfermeiro nos Estados Unidos da América



domingo, 29 de março de 2015

GESTÃO ORGANIZACIONAL


 

MINIARTIGO

-- GESTÃO ORGANIZACIONAL –

 

"A VISÃO DE CONSELHEIROS E DA ALTA ADMINISTRAÇÃO"

(A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS)

 

----A INTEGRAÇÃO DA ENGENHARIA DO PRODUTO / ENGENHARIA DO PROCESSO / ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO----

 

---- O SÉCULO XXI EM AÇÃO ----

 

AUTOR: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL

 PROFESSOR TITULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)

PROFESSOR DE DOUTORADO E DE MESTRADO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP).

DOUTOR E MESTRE PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) COM TESE E DISSERTAÇÃO NA ÁREA DE AUDITORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI).

OFICIAL DA MARINHA DE GUERRA DO BRASIL, FORMADO PELA ESCOLA NAVAL DO RIO DE JANEIRO (BRASIL).

EXECUTIVO E CONSULTOR DE EMPRESAS PRIVADAS OU GOVERNAMENTAIS NO BRASIL

AUTOR DE VINTE LIVROS NO BRASIL E DE UM LIVRO EM PORTUGAL -- EDITORA SARAIVA; EDITORA ATLAS; EDITORA SENAC - SP (SÃO PAULO – BRASIL); PUBLICAÇÕES EUROPA - AMÉRICA (LISBOA – PORTUGAL); EDITORA ÁGORA (RJ - BRASIL) ---- OITENTA MIL EXEMPLARES VENDIDOS.

CONSULTOR, PALESTRANTE E COM ARTIGOS NOS ESTADOS UNIDOS, FRANÇA, ESPANHA, PORTUGAL, ISRAEL, MÉXICO, ARGENTINA, URUGUAI, PANAMÁ.

 

QUESTÕES.


1 -- A GESTÃO DO "CICLO DE VIDA DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL" É RESPONSABILIDADE DOS CONSELHOS E DA ALTA ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS OU GOVERNAMENTAIS?


2 – A "QUALIDADE DA SUSTENTABILIDADE" VIGE SOB A ÉGIDE DO MODELO DE GESTÃO DO NEGÓCIO PRIVADO OU ORGANIZACIONAL?


3 – A INTEGRAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO NOS MOMENTOS DA VERTENTE "ENGENHARIA DO PRODUTO / ENGENHARIA DO PROCESSO / ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO" É MANDATÓRIA NAS ORGANIZAÇÕES DE CLASSE MUNDIAL?


4 – O MODELO DE GESTÃO É COMPOSTO POR METODOLOGIA AMPARADA POR FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS?

 


1 - INTRODUÇÃO.


"DIFERENCIAL COMPETITIVO" É A CHAVE DO SUCESSO DO CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL.


O HORIZONTE "PRESENTE / FUTURO" É O FOCO DA GESTÃO E RESPONSABILIDADE DE CONSELHEIROS, EXECUTIVOS E GESTORES DE ORGANIZAÇÕES PRIVADAS OU GOVERNAMENTAIS.


"ASCENÇÃO", "QUEDA", "RESSURGIMENTO" ORGANIZACIONAL É O "CICLO VIRTUOSO" DESTE "SÉCULO DE MUDANÇAS" ACELERADAS E ATÉ MESMO DESCONTROLADAS.


A SINTONIA DAS METODOLOGIAS DE GESTÃO ---- SUSTENTADAS POR FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS ---- DOS TRABALHOS DE MUDANÇA É A CHAVE PARA O SUCESSO ---- QUALIDADE DA SUSTENTABILBILIDADE NO FOCO.


"INOVAÇÃO" E "PRODUTIVIDADE" SÃO VARIÁVEIS CRÍTICAS DA GESTÃO DOS NEGÓCIOS.


DESESTABILIZAR A CONFORMIDADE / O COMPLIANCE – COM MAXIMIZAR DESEMPENHO E MINIMIZAR FALHAS – É ÊNFASE ORGANIZACIONAL.


OS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO OU FISCAL SÃO RESPONSÁVEIS POR GESTÃO DO PROCESSO / PRODUTO EXERCIDO PELA ALTA ADMINISTRAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO DA "ENGENHARIA DO PRODUTO" E DA "ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO" COM A "ENGENHARIA DO PROCESSO" ---- O "CICLO VIRTUOSO DA MUDANÇA"  COM FOCO NA QUALIDADE DA SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO.


AS RESPONSABILIDADES DE CONSELHEIROS E DIRETORES SÃO DETERMINADAS PELO "MODELO DE GESTÃO DAS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS" ESTABELECIDO.



INTEGRAR METODOLOGIAS PARA GESTÃO DA ENGENHARIA DO PRODUTO; DA ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO; DA ENGENHARIA DO PROCESSO ---- COM O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS ---- É A MENSAGEM DESTE MINIARTIGO.



O EQUÍVOCO DE MUITAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS ---- NO PARTICULAR AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E DE PÓS-GRADUAÇÃO NACIONAIS ---- COM A EXCESSIVA ÊNFASE À CONFORMIDADE / AO COMPLIANCE / À VISÃO DE PADRÕES GERENCIAIS, COLOCA O "MANAGEMENT" DE NOSSO PAÍS CAUDATÁRIO DAS SOLUÇÕES DOS PAÍSES CENTRAIS COM O ARREPIO DE SOLUÇÕES GERENCIAIS MAIS AVANÇADAS / ARROJADAS E PARTICULARES / PRÓPRIAS.

AS FERRAMENTAS GERENCIAIS ---- COM A LÓGICA:

1-"WBS";

2-"EVENTO ORGANIZACIONAL (SPOF/FCS)";

3- "PARÂMETROS DA GESTÃO";

4- "GESTÃO DO CONHECIMENTO";

5-"INDICADORES / MÉTRICAS";

6-"CONTINGÊNCIA / RISCO";

7- "CONTROLE INTERNO"

---- IMPACTAM OS MODELOS DE GESTÃO, ORA PRATICADOS, COM O SEU ELEVAR DO "PATAMAR ANALÍTICO" PARA O "PATAMAR SINTÉTICO", ONDE SOLUÇÕES DECISÓRIAS MAIS INTENSAS E ABRANGENTES ACELERAM E VIABILIZAM MAIOR ACERTO AO "CICLO DE VIDA DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL".


MODELO DE GESTÃO SINTONIZADO AOS FUNDAMENTOS EXPLICITADOS É DETERMINANTE DAS ORGANIZAÇÕES VENCEDORAS DO SÉCULO XXI.


O "MODELO DE GESTÃO" ---- METODOLOGIA AMPARADA POR FERRRAMENTAS TECNOLÓGICAS ---- VIABILIZA O CICLO DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS OU GOVERNAMENTAIS ---- A MACRO VERTENTE "PLANO DE NEGÓCIOS / GESTÃO ESTRATÉGICA / GESTÃO DE PROJETOS (TÁTICA) / GESTÃO DAS OPERAÇÕES (FUNCIONAL)" EM AÇÃO.


A EXISTÊNCIA DE SUBSISTEMAS DE GESTÃO COM BANCOS DE DADOS COM INFORMAÇÕES / RESULTADOS DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AO MODELO DE GESTÃO VIABILIZA A VISÃO NO HORIZONTE "PASSADO / PRESENTE / FUTURO" DA VERTENTE "COMPORTAMENTO PROFISSIONAL / CULTURA ORGANIZACIONAL; CONTINGÊNCIA / RISCO; PROBLEMA / SOLUÇÃO / RESULTADO; ESTRATÉGIA / HIPÓTESE; AÇÃO / DECISÃO/ PROJETO; RECONHECIMENTO PROFISSIONAL / ORGANIZACIONAL" ---- A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) GESTIONAL EM AÇÃO.

 

2 – A LÓGICA E A PROVA DO ARGUMENTO.


A METODOLOGIA PARA GESTÃO DE NEGÓCIO OU PARA OPERAÇÃO DO NEGÓCIO DEVE TRABALHAR AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TOTAL GOVERNABILIDADE ORGANIZACIONAL.


A METODOLOGIA PARA OPERAÇÃO DO NEGÓCIO OU DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DEVE ALIMENTAR / FORNECER OS INSUMOS / AS INFORMAÇÕES PARA O EXERCÍCIO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS FONTE DOS PROCESSOS DECISÓRIOS PRATICADOS E DE RESPONSABILIDADE DE CONSELHEIROS, EXECUTIVOS, ASSESSORES E GESTORES DAS DIVERSAS UNIDADES E LINHAS DE NEGÓCIO.


O CONHECIMENTO COM FOCO NA INTEGRAÇÃO INTER "ÁREAS" / "PROJETOS" É DETERMINANTE PARA MAXIMIZAR DESEMPENHO E MINIMIZAR FALHAS DO PROCESSO / PRODUTO COM MAIOR ATIVISMO ORGANIZACIONAL QUANTO AO COMBATE A FRAUDES, CORRUPÇÃO, ESPIONAGEM, SABOTAGEM, CONIVÊNCIA ---- O PARÂMETRO DA GESTÃO "SEGURANÇA" APLICADO EM CONJUNTO COM OS DEMAIS PARÂMETROS DA GESTÃO.


A ENGENHARIA DO PRODUTO E SEU SUBCONJUNTO ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO COMPREENDEM PROJETOS DE MUDANÇA QUE REVITALIZAM A ENGENHARIA DO PROCESSO E TORNAM CADA MOMENTO HISTÓRICO ORGANIZACIONAL SUPERIOR Á CONCORRÊNCIA.


O "PLANO DE NEGÓCIOS" / "PROJETO ESTRATÉGICO" NO MOMENTO "ZERO" DÁ INÍCIO Á RESOLUÇÃO DO PROBLEMA E É A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DOS NEGÓCIOS PRIVADOS OU GOVERNAMENTAIS.


A TEORIA DA AGÊNCIA, NAS SUAS VERTENTES "PRIVADA" OU "GOVERNAMENTAL", TEM SUA APLICABILIDADE / SOLUÇÃO ESTAIADA POR MODELO DE GESTÃO COMPREENDIDO E PRATICADO POR CONSELHEIROS, EXECUTIVOS, ASSESSORES E GESTORES.


A ORGANIZAÇÃO É ÚNICA E SUA CULTURA E TECNOLOGIA INSERIDAS NO PROCESSO / PRODUTO DÁ O DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA CONTINUIDADE OPERACIONAL ---- A QUALIDADE DA SUSTENTABILIDADE COMO ÊNFASE.


O CONVENCIMENTO DOS DIRIGENTES DAS ORGANIZAÇÕES É INDISPENSÁVEL PARA O SUCESSO DA EMPREITADA DE MUDANÇA GESTIONAL NECESSÁRIA À QUALIDADE DA SUSTENTABILIDADE, OPÇÃO DECISIVA NOS MOMENTOS DE TURBULÊNCIA NA SOCIEDADE E NO MERCADO ---- FORÇA À TECNOLOGIA PARA DECISÕES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS SUPERIORES.

PALESTRAS E SEMINÁRIOS NO ÂMBITO PROFISSIONAL OU ACADÊMICO, BEM COMO, DISCIPLINAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (ESPECIALIZAÇÃO; MBA; MESTRADO ACADÊMICO; DOUTORADO) TORNAM A COLETIVIDADE ORGANIZACIONAL BRASILEIRA MAIS RESISTENTE ÁS CRISES ECONÔMICAS E SOCIAIS.


 

3 – CONCLUSÃO.



CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO OU FISCAL DEVEM CAPITANEAR OS MODELOS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL COM FOCO NO MAXIMIZAR DESEMPENHO E NO MINIMIZAR FALHAS ---- INCLUSIVE FALHAS DE NATUREZA MOMENTOS DA VERTENTE "SABOTAGEM; FRAUDE; ESPIONAGEM; CORRUPÇÃO; CONIVÊNCIA".


EXECUTIVOS INTEGRANTES DA ALTA ADMINISTRAÇÃO E GESTORES RESPONSÁVEIS POR ÁREA EMPRESARIAL DEVEM ATUAR COM MODELO DE GESTÃO COM ESTRUTURA E LÓGICA MÍNIMAS E SER RESPONSABILIZADOS POR BAIXA PRODUTIVIDADE DO "PROCESSO / PRODUTO" DECISORIAL ORGANIZACIONAL.


INICIE UMA RADICAL TRANSFORMAÇÃO NA SUA ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONALIZE MODELO DE GESTÃO ---- METODOLOGIA APOIADA POR FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS ---- A VERTENTE "COMPORTAMENTO PROFISSIONAL / CULTURA ORGANIZACIONAL; CONTINGÊNCIA / RISCO; PROBLEMA / SOLUÇÃO / RESULTADO; ESTRATÉGIA / HIPÓTESE; AÇÃO / DECISÃO/ PROJETO; RECONHECIMENTO PROFISSIONAL / ORGANIZACIONAL" ASSOCIADA Á VERTENTE "1-"WBS"; 2-"EVENTO ORGANIZACIONAL (SPOF/FCS)"; 3- "PARÂMETROS DA GESTÃO"; 4- "GESTÃO DO CONHECIMENTO"; 5-"INDICADORES / MÉTRICAS"; 6-"CONTINGÊNCIA / RISCO"; 7- "CONTROLE INTERNO".



O professor GIL e equipe possuem as qualidades profissionais e a abordagem tecnológica para aplicar as ideias discutidas para estruturar e aplicar o "Modelo de Gestão baseado em Risco" junto ás entidades privadas ou governamentais.

 


NA SOCIEDADE DO SÉCULO XXI. A MUDANÇA É INEXORÁVEL

VENCERÃO AQUELES QUE CRIAREM; COMANDAREM E REALIZAREM A MUDANÇA.

SUCUMBIRÃO AQUELES QUE NÃO ADERIREM

 

O MODELO DE GESTÃO DA MACRO-VERTENTE ORGANIZACIONAL "PLANO DE NEGÓCIOS / GESTÃO ESTRATÉGICA / GESTÃO DE PROJETOS (TÁTICA) / GESTÃO DAS OPERAÇÕES (FUNCIONAL)" NO FOCO.

 



4 – BIBLIOGRAFIA



1 -- LIVRO "DESAFIO AOS DEUSES – A FASCINANTE HISTÓRIA DO RISCO"—AUTOR: PETER BERNSTEIN – (EDITORA CAMPUS) DO RIO DE JANEIRO – PRIMEIRA EDIÇÃO 1998.

 2 – LIVRO "GESTÃO: CONTROLE INTERNO, RISCO E AUDITORIA" – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; CARLOS HIDEO ARIMA; WILSON TOSHIRO NAKAMURA – EDITORA SARAIVA DE SÀO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO – MARÇO DE 2013.

 3 – LIVRO: "CONTINGÊNCIAS EM NEGÓCIOS" – AUTOR: ANTONIO DE LOUREIRO GIL – EDITORA SARAIVA DE SÃO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO DIGITAL – WWW.SARAIVAUNI.COM.BR -- 2012.

 4 – LIVRO "BALANÇO INTELECTUAL" – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; JOSÉ CARLOS ARNOSTI – EDITORA SARAIVA DE SÀO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÀO 2010 E EDIÇÃO DIGITAL -- 2012.

 5 – LIVRO "SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS"—AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; CESAR AUGUSTO BIANCOLINO; TIAGO NASCIMENTO BORGES – EDITORA SARAIVA SÃO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO 2011.

 6 – LIVRO "GESTÃO DA QUALIDADE EMPRESARIAL" – AUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL – PUBLICAÇÕES EUROPA – AMÉRICA DE LISBOA PORTUGAL – PRIMEIRA EDIÇÃO 2010 – Á VENDA NA LIVRARIA CULTURA ESQUINA DE AVENIDA PAULISTA COM A RUA AUGUSTA (SÃO PAULO – BRASIL).

 7 – LIVRO "GESTÃO DE TRIBUTOS NA EMPRESA MODERNA" – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO; FLÁVIO FERNANDES PACETTA; JOÃO ANTONIO PIZZO; JOSÉ EDUARDO MOGE; ROGÉRIO LEITE – EDITORA SENAC – SP – PRIMEIRA EDIÇÃO 2011.

 8 – LIVRO "GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTO DESEMPENHO" – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO; ROBERTO DE OLIVEIRA JUNIOR; EDITORA SENAC – SP – PRIMEIRA EDIÇÃO 2015.

 








--
Drª. Zenith Rosa Silvino
Professora Titular da UFF
Membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar - ABAH

quarta-feira, 25 de março de 2015

SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO NA ÁREA DE FUNDAMENTOS  DE ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE


DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM E ADMINISTRAÇÃO (MFE)

Área de Concentração: Fundamentos de Enfermagem

 

Número de Vagas: 01 (uma).

Tipo de Contrato: Substituto

Regime de Trabalho: 20 (vinte) horas semanais.

Classe: Auxiliar.

Titulação exigida para a classe: - Graduação: Enfermagem.

 


Tipo de seleção e respectivos pesos:

a) prova escrita - peso 1 (um);

b) avaliação do Curriculum Vitae - peso 1 (um);

c) prova didática - peso 1 (um)

 

Período de Inscrição: 30/03/2015 a 09/04/2015.



Cronograma da Seleção:


14/04 - 8:30 - instalação da banca 14/04 - 9:00 h – prova escrita 15/04 - 8:30 - divulgação dos aprovados na prova escrita

15/04 - 9:00 h - sorteio do ponto da prova didática para os aprovados na prova escrita 16/04 - a partir das 9:00 h inicio da prova didática

17/04 - 12:00 h - divulgação final do resultado.

 

ENDEREÇO


DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM E ADMINISTRAÇÃO (MFE)

Endereço: Rua Dr. Celestino, 74 - 4o andar - Centro - Niterói- RJ, (21) 2629-9478

Email: mfe@vm.uff.br

 


REMUNERAÇÃO

Auxiliar - I - 20 h - R$ 1.536,63

Auxiliar - I - 40 h - R$ 2.130,33

Assistente - I - 20 h - R$ 1.993,04

Assistente - I - 40 h - R$ 3.016,52

Adjunto - I -20 h - R$ 2.518,30

Adjunto I - 40 h - R$ 4.300,00

Auxílio Alimentação: R$ 373,00 de acordo com a carga horária.





--
Drª. Zenith Rosa Silvino
Professora Titular da UFF
Membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar - ABAH

segunda-feira, 23 de março de 2015

Banca de Defesa de Projeto - Mestrado Acadêmico-UFF


APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE DEFESA DE PROJETO

MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DO CUIDADO EM SAÚDE – UFF


Título: Competências Profissionais do Enfermeiro no Gerenciamento de Eventos Adversos na UTI Neonatal


Mestrando: RAÍ MOREIRA


Data: 24/03/2014 às 14 horas na sala 61 da EEAAC-UFF.


Presidente: Zenith Rosa Silvino - UFF
1º examinador: Drª. Elisa da Conceição Rodrigues - UFRJ
2º examinador: Drª. Bárbara Pompeu Christovam - UFF

Suplentes: Drª. Eny Dórea - UFF

                 Drª. Angelina Maria Aparecida Alves - 
                                     UNIRIO - HUPE/UERJ       









             

Fwd: 4º Seminário Internacional sobre o Trabalho em Enfermagem





--
Drª. Zenith Rosa Silvino
Professora Titular da UFF


quinta-feira, 19 de março de 2015

Fwd: Convite - Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose


 SMCRJ convida para: AÇÃO DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE Participe! Dia 24/03/2015, d​as ​9h às 12h Av. Mem de Sá, 197 - Centro www.


e-convite-dia-mundial-tuberculose-24-MAR--smcrj-150319a

A SMCRJ convida para: AÇÃO DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE Participe! Dia 24/03/2015, d​as ​9h às 12h Av. Mem de Sá, 197 - Centro www.smcrj.org.br

1px
©2015 SMCRJ | av. mem de sá 197
 



--
Drª. Zenith Rosa Silvino
Professora Titular da UFF

SESSÕES CIENTÍFICAS DO 1º SEMESTRE DE 2015


Venha participar conosco!

23/02/15Roda de Conversa sobre Pesquisas futuras e em andamento 
– Coordenação: Professora Drª Zenith Rosa Silvino (MFE-EEAAC)

Simpósio: Aplicação do Inquérito CAP (conhecimentos, atitudes e práticas) em pesquisas.
Expositora: Mestranda MPEA Giselle Gomes Borges (INCA)

16/03/15 – Palestra: Estudos Comparados nas pesquisas em Enfermagem. 
Expositora: Professora Drª Maritza Ortiz Sanches (MFE-EEAAC)

27/04/15 – Simpósio: Compromisso Laboral – impactos físicos e psicossociais transformadores da vida do profissional enfermeiro. 
Expositores: Dr. Franklin José Pereira - Professor de Educação Física do Colégio Militar do RJ e 
aluna do Estágio Probatório MPEA Marize Barbosa Silva (HUCFF-UFRJ)

Roda de Conversa sobre o desenvolvimento das Pesquisas do NECIGEN

18/05/15 – Simpósio: Aplicabilidade da ferramenta Zotero. 
Expositor: Enfermeiro Leandro de Carvalho Martins (Especializando SIAS)

         Simpósio: O Gerenciamento de enfermagem nos medicamentos de alta vigilância. 
Expositora: Mestranda do PACCS Ana Laura Biral.

15/06/15 – Palestra: O desafio da formação profissional do enfermeiro com compromisso social. 
Expositora: Professora Drª Miriam Marinho Chrizóstimo (MFE-EEAAC)

Roda de Conversa sobre o desenvolvimento das Pesquisas do NECIGEN


Sessões Públicas. Entrada Franca. Certificado de presença.
End. Escola de Enfermagem aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense
Rua Doutor Celestino 72, 4º andar Centro - Niterói-RJ


terça-feira, 17 de março de 2015

segunda-feira, 9 de março de 2015

sexta-feira, 6 de março de 2015

GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA







  MINIARTIGO

    TÍTULO


GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

  (ACADÊMICA OU ORGANIZACIONAL)


                    ----FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA GESTÃO

----LÓGICA DE PROJETOS

----METODOLOGIA DE PESQUISA


 

·     Antônio Loureiro Gil

·      Professor Doutor -USP-UFPR-Escola Naval

·      Professor Titular da UFPR

·      Professor de Doutorado e de Mestrado da Universidade de São Paulo (USP).

·      Doutor e Mestre pela Universidade de São Paulo (USP) com Tese e Dissertação na Área de Auditoria da Tecnologia da Informação (TI).

·      Oficial da Marinha de Guerra do Brasil, Formado pela Escola Naval do Rio de Janeiro (Brasil).

·      Executivo e Consultor de Empresas Privadas ou Governamentais no Brasil

·      Autor de Vinte Livros no Brasil e de Um Livro em Portugal -- Editora Saraiva; Editora Atlas; Editora SENAC - SP (São Paulo – Brasil); Editora Ágora (Rio de Janeiro - Brasil); Publicações Europa - América (Lisboa – Portugal) ---- Oitenta mil exemplares vendidos.

·      Consultor, Palestrante e com Artigos nos Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, Israel, México, Argentina, Uruguai, Panamá.

                                                        


MENSAGEM PRINCIPAL

INTEGRAÇÃO -- COM CONVERGÊNCIA DE PROPÓSITOS -- DA PESQUISA ACADÊMICA COM A PESQUISA ORGANIZACIONAL É FUNDAMENTO DAS SOCIEDADES VITORIOSAS NO SÉCULO XXI.

 

 

 DEZ QUESTÕES SOBRE PESQUISA QUE NÃO QUEREM CALAR.

 

1—PESQUISAS ACADÊMICAS PRIVILEGIAM O PROCESSO PARA PESQUISAR EM DETRIMENTO DO PRODUTO OU RESULTADO DA PESQUISA A ALCANÇAR?

 

2 – PESQUISAS ORGANIZACIONAIS VISAM A UTILIDADE DO RESULTADO DA PESQUISA?


 3 – PESQUISAS ACADÊMICAS CARECEM DA ABORDAGEM DA GESTÃO DE PROJETOS?


 4 – PESQUISAS ORGANIZACIONAIS ENFATIZAM AS "FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS" PARA GESTÃO DE PROJETOS?


 5 – PESQUISAS ACADÊMICAS TRATAM DE FORMA FRAGILIZADA A VARIÁVEL "MAXIMIZAR DESEMPENHO / MINIMIZAR FALHAS" QUANDO DO PROCESSO / PRODUTO DE PESQUISA?


 6 – PESQUISAS ORGANIZACIONAIS DÃO TRATAMENTO PRIVILEGIADO Á VARIÁVEL "CULTURA ORGANIZACIONAL VERSUS COMPORTAMENTO PROFISSIONAL" QUANDO DA GESTÃO DA QUALIDADE E DA SUSTENTABILIDADE DO PROCESSO / PRODUTO DE PESQUISA?


 7 – A GESTÃO DA VARIÁVEL "CONTINGÊNCIA / INCERTEZA / RISCO" É DETERMINANTE QUANDO DO BENCHMARK DA QUALIDADE E DA SUSTENTABILIDADE DO PROCESSO / PRODUTO DE PESQUISA ACADÊMICA VERSUS ORGANIZACIONAL?


 8 – A ÊNFASE Á "PRODUTIVIDADE DO PESQUISADOR" É O FATOR DETERMINANTE QUANDO DO ESTUDO E ANÁLISE DO DIFERENCIAL COMPETITIVO ENTRE A "PESQUISA ACADÊMICA" E A "PESQUISA ORGANIZACIONAL"?


 9 – A QUALIDADE E A SUSTENTABILIDADE DO PROCESSO / PRODUTO DA GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA É O AMBIENTE PARA DISCUSSÃO / DEBATES QUANTO Á COMPETÊNCIA PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL DE EQUIPES E ENTIDADES DE PESQUISA?


 10 – A "UTILIDADE" É A IDÉIA DETERMINANTE PARA A EXISTÊNCIA DE PROJETOS DE PESQUISA NOS AMBIENTES ACADÊMICO OU ORGANIZACIONAL?


 

1.0 – INTRODUÇÃO.


 PESQUISA É INOVAÇÃO, É RISCO, É ASCENÇÃO A NOVOS PATAMARES TECNOLÓGICOS DA SOCIEDADE, DAS ORGANIZAÇÕES E DOS PROFISSIONAIS PESQUISADORES E DAQUELES RESPONSÁVEIS PELA INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DAS MUDANÇAS DELA DECORRENTES.


 A SINTONIA DAS METODOLOGIAS (ETAPAS; TÉCNICAS; PROCEDIMENTOS; DOCUMENTAÇÃO; PRODUTO / RESULTADO FINAL; RESPONSÁVEIS) PARA (1) GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E (2) DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA É DETERMINANTE PARA O SUCESSO DAS ENTIDADES PESSOA JURÍDICA OU PESSOA FÍSICA.


 ESSAS METODOLOGIAS DEVEM CONTEMPLAR AS VISÕES (1) COMPORTAMENTAL, (2) QUALITATIVA, (3) QUANTITATIVA PARA GESTÃO E OPERAÇÃO / FUNCIONALIDADE DE PROJETOS ---- O DIFERENCIAL DAS ENTIDADES E DOS PROFISSIONAIS VENCEDORES NO SÉCULO XXI ---- O SÉCULO DA MUDANÇA / DA EVOLUÇÃO INTENSA E ACELERADA DOS PROCESSOS / PRODUTOS MUNDIAIS.


 A CONVERGÊNCIA DE PROPÓSITOS VIABILIZA MAIOR UTILIDADE Á PESQUISA ACADÊMICA E Á PESQUISA ORGANIZACIONAL.


 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EXCITAR A CONVERGÊNCIA DA PESQUISA ACADÊMICA COM A ORGANIZACIONAL VISAM VIABILIZAR / ACIONAR / CATAPULTAR O PROGRESSO COLETIVO E INDIVIDUAL ---- ESTA É A BASE PARA O REAL E CONTÍNUO PROGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA.


 A CAPILARIDADE PROFISSIONAL E SOCIAL DO TRABALHADOR BRASILEIRO IMPLICA RESPONSABILIDADE, CONTINUIDADE E CRESCIMENTO RELACIONADOS Á CONVERGÊNCIA DE PROPÓSITOS DAS PESQUISAS ACADÊMICAS E ORGANIZACIONAIS.


 A "MOBILIDADE SOCIAL" É VARIÁVEL DEPENDENTE DA "MOBILIDADE PROFISSIONAL" E, AMBAS, SUBSIDIÁRIAS DA SINTONIA DE PROJETOS DE PESQUISA ACADÊMICA COM PROJETOS DE PESQUISA ORGANIZACIONAL ---- O "CAMINHO VIRTUOSO" PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E COM MAIOR FORÇA PARA A DIMINUIÇÃO DA DESIGUALDADE É ATRAVÉS DA ÊNFASE Á GESTÃO E OPERAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ACADÊMICA E ORGANIZACIONAL.

 

AS FORMAS / PRÁTICAS / SISTEMÁTICAS / ABORDAGENS / A DINÂMICA DOS PROJETOS DE PESQUISA ACADÊMICOS SÃO ÚTEIS PARA A QUALIDADE E A SUSTENTABILIDADE DOS RESULTADOS A ALCANÇAR, MAS SÃO INSUFICIENTES PARA O ALCANCE DE RESULTADOS / ACHADOS DE PESQUISA COM UTILIDADE PARA O PRÓPRIO AMBIENTE ACADÊMICO E, PARTICULARMENTE, PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA.

 

------ GUERRA SEM TRÉGUAS Á ENDOGENIA NA PESQUISA ACADÊMICA ----


 PESQUISAR POR PESQUISAR EXAURE OS RECURSOS DISPONIBILIZADOS PELA SOCIEDADE BRASILEIRA ÁS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS NACIONAIS.


 2.0 – LÓGICA.


 O DECÁLOGO PARA A SIMILARIDADE LÓGICA DO PROCESSO / PRODUTO DA PESQUISA ACADÊMICA E ORGANIZACIONAL É O CAMINHO:


 1 – METODOLOGIAS DE PESQUISA ALINHADAS.

 2 – INTEGRAÇÃO DE RESULTADOS COMO PRIORIDADE.

 3 – INTERCÂMBIO DE PESQUISADORES ENTRE O AMBIENTE ACADÊMICO E ORGANIZACIONAL.

 4 – RESPONSABILIDADE DO PESQUISADOR COM OS RESULTADOS DA PESQUISA COMO EIXO CENTRAL.

 5 – MAIOR ENTENDIMENTO / COMPREENSÃO DAS VISÕES "COMPORTAMENTAL / QUALITATIVA / QUANTITATIVA" PARA GESTÃO E OPERAÇÃO DAS FUNCIONALIDADES DOS PROJETOS DE PESQUISA.

 6 – USO COM ACLIMATAÇÃO / ADEQUAÇÃO DAS "FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS" PARA GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA.

 7 – ÊNFASE INTEGRAL Á VARIÁVEL "FALHA VERSUS DESEMPENHO" DIRECIONADA AO PROCESSO / PRODUTO DE PROJETOS DE PESQUISA.

 8 – INVESTIMENTOS COM DIRECIONAMENTO DE ESFORÇOS PARA A CONVERGÊNCIA DE PROPÓSITOS DA PESQUISA ACADÊMICA COM A PESQUISA ORGANIZACIONAL.

 9 – FOCO NA LOGÍSTICA E NA CONTROLADORIA QUANDO DA GESTÃO E OPERAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ACADÊMICA OU ORGANIZACIONAL.

 10 – RECONHECIMENTO FOCADO EM MERITOCRACIA FINANCEIRA AOS PESQUISADORES PARA VIGIR UMA ELITE INTELECTUAL NACIONAL.

 

---- PROJETOS DE PESQUISA DOS PROJETOS DE PESQUISA ACADÊMICA E ORGANIZACIONAL ----

 

---- REJEIÇÃO TOTAL AO APADRINHAMENTO POLÍTICO OU FAMILIAR / AO NEPOTISMO ----

 

 3 – CONCLUSÃO.


A INTEGRAÇÃO DA PESQUISA ACADÊMICA COM A PESQUISA ORGANIZACIONAL É UM DEVER ("MUST") PARA AS SOCIEDADES AVANÇADAS DO SÉCULO XXI.


O PROFESSOR GIL E EQUIPE POSSUEM A COMPETÊNCIA, A QUALIDADE PROFISSIONAL E A ABORDAGEM TECNOLÓGICA PARA APLICAR AS IDÉIAS DISCUTIDAS.


ESTRUTURAR E APLICAR "AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS " JUNTO ÁS ENTIDADES DE PESQUISA PRIVADAS OU GOVERNAMENTAIS IMPLICA TRATAR A "GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA" COM ÊNFASE Á "CONVERGÊNCIA DE PROPÓSITOS ACADÊMICOS COM OS ORGANIZACIONAIS" .


PESQUISAS, TRABALHOS ACADÊMICOS, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, DISCIPLINAS DE POSGRADUAÇÃO (ESPECIALIZAÇÃO; MBA; MESTRADO ACADÊMICO; DOUTORADO) SÃO DE IMPORTÂNCIA DEFINITIVA PARA MAIOR E MELHOR ATUAÇÃO DOS PESQUISADORES COM O INCORPORAR AS PRÁTICAS DE METODOLOGIAS PARA (1) GESTÃO E (2) DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA NO AMBIENTE ACADÊMICO OU ORGANIZACIONAL.


ESTRUTURE NO SEU CURSO DE PÓSGRADUAÇÃO OU DE MBA PROFISSIONALIZANTE A DISCIPLINA "GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA" OU ASSISTA A PALESTRAS SOBRE O TEMA COM O PROFESSOR GIL.

 

4 – BIBLIOGRAFIA.


1 -- LIVRO "DESAFIO AOS DEUSES – A FASCINANTE HISTÓRIA DO RISCO"—AUTOR: PETER BERNSTEIN – (EDITORA CAMPUS) DO RIO DE JANEIRO – PRIMEIRA EDIÇÃO 1996 .

2 – LIVRO "GESTÃO: CONTROLE INTERNO, RISCO E AUDITORIA" – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; CARLOS HIDEO ARIMA; WILSON TOSHIRO NAKAMURA – EDITORA SARAIVA DE SÀO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO – MARÇO DE 2013.

3 – LIVRO: "CONTINGÊNCIAS EM NEGÓCIOS" – AUTOR: ANTONIO DE LOUREIRO GIL – EDITORA SARAIVA DE SÃO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO DIGITAL – WWW.SARAIVAUNI.COM.BR -- 2012.

4 – LIVRO "BALANÇO INTELECTUAL" – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; JOSÉ CARLOS ARNOSTI – EDITORA SARAIVA DE SÀO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÀO 2010 E EDIÇÃO DIGITAL -- 2012.

5 – LIVRO "SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS"—AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; CESAR AUGUSTO BIANCOLINO; TIAGO NASCIMENTO BORGES – EDITORA SARAIVA SÃO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO 2011.

6 – LIVRO "GESTÃO DA QUALIDADE EMPRESARIAL" – AUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL – PUBLICAÇÕES EUROPA – AMÉRICA DE LISBOA PORTUGAL – PRIMEIRA EDIÇÃO 2010 – Á VENDA NA LIVRARIA CULTURA ESQUINA DE AVENIDA PAULISTA COM A RUA AUGUSTA (SÃO PAULO – BRASIL).

7 – LIVRO "GESTÃO DE TRIBUTOS NA EMPRESA MODERNA" – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO; FLÁVIO FERNANDES PACETTA; JOÃO ANTONIO PIZZO; JOSÉ EDUARDO MOGE; ROGÉRIO LEITE – EDITORA SENAC – SP – PRIMEIRA EDIÇÃO 2011.

8 – LIVRO "GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTO DESEMPENHO" – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO; ROBERTO DE OLIVEIRA JUNIOR; EDITORA SENAC – SP – PRIMEIRA EDIÇÃO 2015.

9 -- LIVRO "MICRO EMPRESA: GESTÃO INOVADORA E DIREITO"—ARTIGO / CAPÍTULO "INOVAÇÃO E RISCO: O AMBIENTE DA GESTÃO DA MICRO E DA PEQUENA EMPRESA NO SÉCULO XXI" – AUTOR: ANTONIO DE LOUREIRO GIL – EDITORA ÁGORA-RJ -- PRIMEIRA EDIÇÃO 2015.








 



--
Drª. Zenith Rosa Silvino
Professora Titular da UFF
Membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar - ABAH