sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A criatividade é uma competência

A criatividade é uma necessidade no mercado de trabalho. O professor Marcos Hashimoto (http://www.marcoshashimoto.com/) tece algumas considerações sobre os motivos que levam as pessoas a perder sua capacidade criativa:
- Excesso de informações. Quando todos estão expostos às mesmas fontes de informação, perdemos a capacidade de pensar diferente dos demais. Acabamos adotando uma linha de pensamento padronizada, que é extremamente prejudicial para a geração de ideias diferentes.
- A prisão dos paradigmas. Ao longo da nossa vida, aprendemos o jeito certo de fazer as coisas, nossos paradigmas - os padrões que dão segurança e previsibilidade a tudo o que fazemos na vida. Esses padrões são necessários para que as pessoas encontrem referências para adequar seu comportamento de forma que seja socialmente aceita. No entanto, quando passamos a acreditar que esse padrão é o único jeito de fazer as coisas, passa a ser algo péssimo para o pensamento criativo. É por causa dessa prisão, dessa paralisia, desses bloqueios mentais, que ficamos presos a respostas pré-determinadas, limitando nossa capacidade de vislumbrar novos caminhos, novas alternativas, novos padrões.
Existe uma relação invertida entre formação educacional e criatividade. Quanto mais aprendemos, mais paradigmas criamos, e isso nos leva a gerar ideias que estejam dentro de um escopo de realidade limitado pelos nossos paradigmas. A expressão “pensar fora da caixa” significa exatamente a capacidade de sair da prisão dos paradigmas para buscar alternativas regidas por outros paradigmas que não temos. A frase que mais gosto sobre isso é atribuída a Jean Cocteau: “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”.
- Universo de realidade limitado e restrito. Quanto maior os estímulos diferentes que passamos na nossa vida, maior a capacidade de “conectar pontos” que vão levar a ideias realmente inovadoras e criativas. A capacidade de criar é diretamente proporcional à diversidade contida em nossa mente.
- A pressão do tempo.  Nada pode ser mais prejudicial à capacidade criativa do que a falta de tempo para relaxar, desligar-se do problema ou da situação e permitir que os pensamentos vaguem livremente e sem amarras racionais e conscientes.
- Medo de errar. Não existe inovação sem algum grau de tolerância ao erro. Tentativas frustradas fazem parte do processo de aprendizado. Muitas boas ideias só surgem depois de várias más ideias. Por causa disso, acabamos por desenvolver uma cultura de autocrítica muito forte, que nos faz podar nossas próprias ideias nascentes simplesmente porque podem não ser bem vistas, podem nos ridicularizar, nos expor demais ou nos prejudicar de alguma forma.
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI197856-17141,00-POR%20QUE%20NAO%20SOMOS%20CRIATIVOS.html Acesso em 24dez10

Nenhum comentário:

Postar um comentário