domingo, 11 de março de 2012

Indice de Desempenho do SUS - A cidade do Rio é a última entre todas as capitais e o Estado do Rio é o antepenúltimo do Brasil

Outro lance em que somente as câmeras de alta definição são capazes de dizer quem está certo ou quem está errado. O "nosso" prefeito Eduardo Paes quase teve um filho quando saiu o resultado do índice de Desempenho do SUS, colocando o Rio de Janeiro quase no limbo. O prefeito acusa o ministro Padilha de incompetente (acho que até concordo) e de utilizar dados de 2010 e não de 2011. Padilha rebateu as críticas civilizadamente e não mandou que o prefeito e ninguém de sua equipe fosse se tratar pelo SUS.

A verdade é que apesar do prefeito afirmar que está investindo na saúde, embora não receba recursos do Ministério da Saúde, só quem precisa mesmo de atendimento, remédio, marcar uma consulta ou se operar sabe onde o calo dói. É com eles que a pesquisa deveria ser feita. A realidade me parece está fora do foco deles. Sejam eles quem forem.

Será que o ministro Padilha sabe que quarenta leitos de UTI de hospitais federais estão fechados no Rio por falta de pessoal? Ou será que para o ministro o paciente nem precisaria passar pela UTI, pois sairia da fila de atendimento direto para o cemitério?

E será que o prefeito Eduardo Paes sabe que nos quatro maiores hospitais, faltam leitos e a espera por uma cirurgia pode chegar a três meses? Será que ele sabe também que nos postos e clínicas também faltam médicos e que marcar consultas e ser atendido são dois grandes desafios?

Ao mesmo tempo tenho a esperança de que a reabertura do Hospital Pedro II, fechado desde incêndio em 2010, agora sob a administração municipal e que ganhou mais leitos, enfermarias para idosos e para queimados, possa realmente vir a contribuir para a melhoria desse tal de índice, e o que é mais importante, na qualidade de vida ou sobrevida da população tão carente de carinho e atenção.

Mas de todo modo, não seria o caso também de, ao invés da troca de acusações e de "pitis", não seria mais saudável para a saúde de todos se sentarem à maca para ver o que se pode fazer para melhorar?

Nessas horas pensar no coletivo é melhor e pode salvar vidas. E a questão dos brios, é melhor deixar morrer.
Por Claudio Schamis - Opinião e Notícia.
 

ESSES GOVERNANTES NÃO MERECEM NOSSO VOTO.

--
Lenildo Thurler
www.lenildothurler.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário