sábado, 29 de dezembro de 2012

Teste de Sentar e Levantar - TSL



Teste físico capaz de avaliar risco de mortalidade

 O Teste de Sentar-Levantar (TSL) foi desenvolvido em 1999 pelo Dr. Cláudio Gil Araújo, professor da Universidade Gama Filho e diretor da Clínica de Medicina do Exercício (Clinimex).



O paciente começa o teste com um total de 10 pontos, cinco para sentar-se e outros cinco para levantar-se do chão, usando o mínimo de apoio necessário e sem se preocupar com a velocidade de execução do movimento. Subtraindo um ponto para cada suporte usado, que podem ser as mãos, o joelho ou a parte lateral da perna, e diminuindo também meio ponto se houver perda de equilíbrio, o teste busca relacionar a pontuação obtida com o risco de mortalidade do indivíduo. 

Para comprovar sua tese, o médico avaliou 2,2 mil adultos entre 51 e 80 anos. "Concluímos que os pacientes com pior desempenho, aqueles que apresentam notas entre 0 e 3, têm 5,4 vezes mais chances de morrer por todas as causas". 

Os resultados foram publicados, em dezembro deste ano, em uma das revistas mais conceituadas da área, a European Journal of Preventive Cardiology, editado pela Sociedade Europeia de Cardiologia", conta Araújo, que é Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).




Nenhum comentário:

Postar um comentário