sexta-feira, 6 de março de 2015

GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA







  MINIARTIGO

    TÍTULO


GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

  (ACADÊMICA OU ORGANIZACIONAL)


                    ----FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA GESTÃO

----LÓGICA DE PROJETOS

----METODOLOGIA DE PESQUISA


 

·     Antônio Loureiro Gil

·      Professor Doutor -USP-UFPR-Escola Naval

·      Professor Titular da UFPR

·      Professor de Doutorado e de Mestrado da Universidade de São Paulo (USP).

·      Doutor e Mestre pela Universidade de São Paulo (USP) com Tese e Dissertação na Área de Auditoria da Tecnologia da Informação (TI).

·      Oficial da Marinha de Guerra do Brasil, Formado pela Escola Naval do Rio de Janeiro (Brasil).

·      Executivo e Consultor de Empresas Privadas ou Governamentais no Brasil

·      Autor de Vinte Livros no Brasil e de Um Livro em Portugal -- Editora Saraiva; Editora Atlas; Editora SENAC - SP (São Paulo – Brasil); Editora Ágora (Rio de Janeiro - Brasil); Publicações Europa - América (Lisboa – Portugal) ---- Oitenta mil exemplares vendidos.

·      Consultor, Palestrante e com Artigos nos Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, Israel, México, Argentina, Uruguai, Panamá.

                                                        


MENSAGEM PRINCIPAL

INTEGRAÇÃO -- COM CONVERGÊNCIA DE PROPÓSITOS -- DA PESQUISA ACADÊMICA COM A PESQUISA ORGANIZACIONAL É FUNDAMENTO DAS SOCIEDADES VITORIOSAS NO SÉCULO XXI.

 

 

 DEZ QUESTÕES SOBRE PESQUISA QUE NÃO QUEREM CALAR.

 

1—PESQUISAS ACADÊMICAS PRIVILEGIAM O PROCESSO PARA PESQUISAR EM DETRIMENTO DO PRODUTO OU RESULTADO DA PESQUISA A ALCANÇAR?

 

2 – PESQUISAS ORGANIZACIONAIS VISAM A UTILIDADE DO RESULTADO DA PESQUISA?


 3 – PESQUISAS ACADÊMICAS CARECEM DA ABORDAGEM DA GESTÃO DE PROJETOS?


 4 – PESQUISAS ORGANIZACIONAIS ENFATIZAM AS "FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS" PARA GESTÃO DE PROJETOS?


 5 – PESQUISAS ACADÊMICAS TRATAM DE FORMA FRAGILIZADA A VARIÁVEL "MAXIMIZAR DESEMPENHO / MINIMIZAR FALHAS" QUANDO DO PROCESSO / PRODUTO DE PESQUISA?


 6 – PESQUISAS ORGANIZACIONAIS DÃO TRATAMENTO PRIVILEGIADO Á VARIÁVEL "CULTURA ORGANIZACIONAL VERSUS COMPORTAMENTO PROFISSIONAL" QUANDO DA GESTÃO DA QUALIDADE E DA SUSTENTABILIDADE DO PROCESSO / PRODUTO DE PESQUISA?


 7 – A GESTÃO DA VARIÁVEL "CONTINGÊNCIA / INCERTEZA / RISCO" É DETERMINANTE QUANDO DO BENCHMARK DA QUALIDADE E DA SUSTENTABILIDADE DO PROCESSO / PRODUTO DE PESQUISA ACADÊMICA VERSUS ORGANIZACIONAL?


 8 – A ÊNFASE Á "PRODUTIVIDADE DO PESQUISADOR" É O FATOR DETERMINANTE QUANDO DO ESTUDO E ANÁLISE DO DIFERENCIAL COMPETITIVO ENTRE A "PESQUISA ACADÊMICA" E A "PESQUISA ORGANIZACIONAL"?


 9 – A QUALIDADE E A SUSTENTABILIDADE DO PROCESSO / PRODUTO DA GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA É O AMBIENTE PARA DISCUSSÃO / DEBATES QUANTO Á COMPETÊNCIA PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL DE EQUIPES E ENTIDADES DE PESQUISA?


 10 – A "UTILIDADE" É A IDÉIA DETERMINANTE PARA A EXISTÊNCIA DE PROJETOS DE PESQUISA NOS AMBIENTES ACADÊMICO OU ORGANIZACIONAL?


 

1.0 – INTRODUÇÃO.


 PESQUISA É INOVAÇÃO, É RISCO, É ASCENÇÃO A NOVOS PATAMARES TECNOLÓGICOS DA SOCIEDADE, DAS ORGANIZAÇÕES E DOS PROFISSIONAIS PESQUISADORES E DAQUELES RESPONSÁVEIS PELA INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DAS MUDANÇAS DELA DECORRENTES.


 A SINTONIA DAS METODOLOGIAS (ETAPAS; TÉCNICAS; PROCEDIMENTOS; DOCUMENTAÇÃO; PRODUTO / RESULTADO FINAL; RESPONSÁVEIS) PARA (1) GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E (2) DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA É DETERMINANTE PARA O SUCESSO DAS ENTIDADES PESSOA JURÍDICA OU PESSOA FÍSICA.


 ESSAS METODOLOGIAS DEVEM CONTEMPLAR AS VISÕES (1) COMPORTAMENTAL, (2) QUALITATIVA, (3) QUANTITATIVA PARA GESTÃO E OPERAÇÃO / FUNCIONALIDADE DE PROJETOS ---- O DIFERENCIAL DAS ENTIDADES E DOS PROFISSIONAIS VENCEDORES NO SÉCULO XXI ---- O SÉCULO DA MUDANÇA / DA EVOLUÇÃO INTENSA E ACELERADA DOS PROCESSOS / PRODUTOS MUNDIAIS.


 A CONVERGÊNCIA DE PROPÓSITOS VIABILIZA MAIOR UTILIDADE Á PESQUISA ACADÊMICA E Á PESQUISA ORGANIZACIONAL.


 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EXCITAR A CONVERGÊNCIA DA PESQUISA ACADÊMICA COM A ORGANIZACIONAL VISAM VIABILIZAR / ACIONAR / CATAPULTAR O PROGRESSO COLETIVO E INDIVIDUAL ---- ESTA É A BASE PARA O REAL E CONTÍNUO PROGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA.


 A CAPILARIDADE PROFISSIONAL E SOCIAL DO TRABALHADOR BRASILEIRO IMPLICA RESPONSABILIDADE, CONTINUIDADE E CRESCIMENTO RELACIONADOS Á CONVERGÊNCIA DE PROPÓSITOS DAS PESQUISAS ACADÊMICAS E ORGANIZACIONAIS.


 A "MOBILIDADE SOCIAL" É VARIÁVEL DEPENDENTE DA "MOBILIDADE PROFISSIONAL" E, AMBAS, SUBSIDIÁRIAS DA SINTONIA DE PROJETOS DE PESQUISA ACADÊMICA COM PROJETOS DE PESQUISA ORGANIZACIONAL ---- O "CAMINHO VIRTUOSO" PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E COM MAIOR FORÇA PARA A DIMINUIÇÃO DA DESIGUALDADE É ATRAVÉS DA ÊNFASE Á GESTÃO E OPERAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ACADÊMICA E ORGANIZACIONAL.

 

AS FORMAS / PRÁTICAS / SISTEMÁTICAS / ABORDAGENS / A DINÂMICA DOS PROJETOS DE PESQUISA ACADÊMICOS SÃO ÚTEIS PARA A QUALIDADE E A SUSTENTABILIDADE DOS RESULTADOS A ALCANÇAR, MAS SÃO INSUFICIENTES PARA O ALCANCE DE RESULTADOS / ACHADOS DE PESQUISA COM UTILIDADE PARA O PRÓPRIO AMBIENTE ACADÊMICO E, PARTICULARMENTE, PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA.

 

------ GUERRA SEM TRÉGUAS Á ENDOGENIA NA PESQUISA ACADÊMICA ----


 PESQUISAR POR PESQUISAR EXAURE OS RECURSOS DISPONIBILIZADOS PELA SOCIEDADE BRASILEIRA ÁS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS NACIONAIS.


 2.0 – LÓGICA.


 O DECÁLOGO PARA A SIMILARIDADE LÓGICA DO PROCESSO / PRODUTO DA PESQUISA ACADÊMICA E ORGANIZACIONAL É O CAMINHO:


 1 – METODOLOGIAS DE PESQUISA ALINHADAS.

 2 – INTEGRAÇÃO DE RESULTADOS COMO PRIORIDADE.

 3 – INTERCÂMBIO DE PESQUISADORES ENTRE O AMBIENTE ACADÊMICO E ORGANIZACIONAL.

 4 – RESPONSABILIDADE DO PESQUISADOR COM OS RESULTADOS DA PESQUISA COMO EIXO CENTRAL.

 5 – MAIOR ENTENDIMENTO / COMPREENSÃO DAS VISÕES "COMPORTAMENTAL / QUALITATIVA / QUANTITATIVA" PARA GESTÃO E OPERAÇÃO DAS FUNCIONALIDADES DOS PROJETOS DE PESQUISA.

 6 – USO COM ACLIMATAÇÃO / ADEQUAÇÃO DAS "FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS" PARA GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA.

 7 – ÊNFASE INTEGRAL Á VARIÁVEL "FALHA VERSUS DESEMPENHO" DIRECIONADA AO PROCESSO / PRODUTO DE PROJETOS DE PESQUISA.

 8 – INVESTIMENTOS COM DIRECIONAMENTO DE ESFORÇOS PARA A CONVERGÊNCIA DE PROPÓSITOS DA PESQUISA ACADÊMICA COM A PESQUISA ORGANIZACIONAL.

 9 – FOCO NA LOGÍSTICA E NA CONTROLADORIA QUANDO DA GESTÃO E OPERAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ACADÊMICA OU ORGANIZACIONAL.

 10 – RECONHECIMENTO FOCADO EM MERITOCRACIA FINANCEIRA AOS PESQUISADORES PARA VIGIR UMA ELITE INTELECTUAL NACIONAL.

 

---- PROJETOS DE PESQUISA DOS PROJETOS DE PESQUISA ACADÊMICA E ORGANIZACIONAL ----

 

---- REJEIÇÃO TOTAL AO APADRINHAMENTO POLÍTICO OU FAMILIAR / AO NEPOTISMO ----

 

 3 – CONCLUSÃO.


A INTEGRAÇÃO DA PESQUISA ACADÊMICA COM A PESQUISA ORGANIZACIONAL É UM DEVER ("MUST") PARA AS SOCIEDADES AVANÇADAS DO SÉCULO XXI.


O PROFESSOR GIL E EQUIPE POSSUEM A COMPETÊNCIA, A QUALIDADE PROFISSIONAL E A ABORDAGEM TECNOLÓGICA PARA APLICAR AS IDÉIAS DISCUTIDAS.


ESTRUTURAR E APLICAR "AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS " JUNTO ÁS ENTIDADES DE PESQUISA PRIVADAS OU GOVERNAMENTAIS IMPLICA TRATAR A "GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA" COM ÊNFASE Á "CONVERGÊNCIA DE PROPÓSITOS ACADÊMICOS COM OS ORGANIZACIONAIS" .


PESQUISAS, TRABALHOS ACADÊMICOS, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, DISCIPLINAS DE POSGRADUAÇÃO (ESPECIALIZAÇÃO; MBA; MESTRADO ACADÊMICO; DOUTORADO) SÃO DE IMPORTÂNCIA DEFINITIVA PARA MAIOR E MELHOR ATUAÇÃO DOS PESQUISADORES COM O INCORPORAR AS PRÁTICAS DE METODOLOGIAS PARA (1) GESTÃO E (2) DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA NO AMBIENTE ACADÊMICO OU ORGANIZACIONAL.


ESTRUTURE NO SEU CURSO DE PÓSGRADUAÇÃO OU DE MBA PROFISSIONALIZANTE A DISCIPLINA "GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA" OU ASSISTA A PALESTRAS SOBRE O TEMA COM O PROFESSOR GIL.

 

4 – BIBLIOGRAFIA.


1 -- LIVRO "DESAFIO AOS DEUSES – A FASCINANTE HISTÓRIA DO RISCO"—AUTOR: PETER BERNSTEIN – (EDITORA CAMPUS) DO RIO DE JANEIRO – PRIMEIRA EDIÇÃO 1996 .

2 – LIVRO "GESTÃO: CONTROLE INTERNO, RISCO E AUDITORIA" – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; CARLOS HIDEO ARIMA; WILSON TOSHIRO NAKAMURA – EDITORA SARAIVA DE SÀO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO – MARÇO DE 2013.

3 – LIVRO: "CONTINGÊNCIAS EM NEGÓCIOS" – AUTOR: ANTONIO DE LOUREIRO GIL – EDITORA SARAIVA DE SÃO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO DIGITAL – WWW.SARAIVAUNI.COM.BR -- 2012.

4 – LIVRO "BALANÇO INTELECTUAL" – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; JOSÉ CARLOS ARNOSTI – EDITORA SARAIVA DE SÀO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÀO 2010 E EDIÇÃO DIGITAL -- 2012.

5 – LIVRO "SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS"—AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; CESAR AUGUSTO BIANCOLINO; TIAGO NASCIMENTO BORGES – EDITORA SARAIVA SÃO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO 2011.

6 – LIVRO "GESTÃO DA QUALIDADE EMPRESARIAL" – AUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL – PUBLICAÇÕES EUROPA – AMÉRICA DE LISBOA PORTUGAL – PRIMEIRA EDIÇÃO 2010 – Á VENDA NA LIVRARIA CULTURA ESQUINA DE AVENIDA PAULISTA COM A RUA AUGUSTA (SÃO PAULO – BRASIL).

7 – LIVRO "GESTÃO DE TRIBUTOS NA EMPRESA MODERNA" – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO; FLÁVIO FERNANDES PACETTA; JOÃO ANTONIO PIZZO; JOSÉ EDUARDO MOGE; ROGÉRIO LEITE – EDITORA SENAC – SP – PRIMEIRA EDIÇÃO 2011.

8 – LIVRO "GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTO DESEMPENHO" – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO; ROBERTO DE OLIVEIRA JUNIOR; EDITORA SENAC – SP – PRIMEIRA EDIÇÃO 2015.

9 -- LIVRO "MICRO EMPRESA: GESTÃO INOVADORA E DIREITO"—ARTIGO / CAPÍTULO "INOVAÇÃO E RISCO: O AMBIENTE DA GESTÃO DA MICRO E DA PEQUENA EMPRESA NO SÉCULO XXI" – AUTOR: ANTONIO DE LOUREIRO GIL – EDITORA ÁGORA-RJ -- PRIMEIRA EDIÇÃO 2015.








 



--
Drª. Zenith Rosa Silvino
Professora Titular da UFF
Membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar - ABAH

Nenhum comentário:

Postar um comentário