quarta-feira, 4 de março de 2015

Iº ConaEnf


Congresso Online Nacional de Enfermagem

Online e Gratuito, de 09 a 13 de março de 2015




Programação 09 de março de 2015

(horário de Brasília)




09:00h
Dirce Stein Backes
Doutora em Enfermagem e Professora

Empreendedorismo na Enfermagem
São visíveis os avanços, desafios e práticas empreendedoras na enfermagem, um campo amplo onde o enfermeiro pode vim a atuar promovendo saúde à população. Nesta aula, você verá que o empreendedorismo busca inovações e oportunidades de negócio, atribuindo ações promissoras para a enfermagem, vislumbrando um mundo de múltiplas direções e espaços no mercado de trabalho.

 

14:00h
Andréa Paula Severiano
Enfermeira, Professora, Mestranda em Educação, Especialista em Saúde Pública

A Evolução das Políticas Públicas de Saúde no Brasil
As políticas públicas de saúde no Brasil têm sofrido modificações ao longo dos anos, e tais mudanças historicamente têm sido pelo menos aparentemente para adequarem-se aos contextos políticos, econômicos e sociais. É fundamental ressaltar a importância desta temática para a Enfermagem, uma vez que, enquanto prática social, tem como finalidade o monitoramento dos perfis epidemiológicos com vistas à sua transformação.

 

17:00h
Vera Ligia Lellis Jacob
Enfermeira Podiatra
Cuidados de Enfermagem em Podiatria Clínica

O papel do enfermeiro podiatra é, além de tratar, aconselhar o paciente em questões tão abrangentes como o autocuidado com os pés, o corte correto das unhas, a escolha do calçado ou outros conselhos práticos do dia-a-dia, pois, devido à falta de sensibilidade, o paciente diabético, por exemplo, pode estar sofrendo uma lesão sem sentir. Saiba mais sobre esta especialidade da Enfermagem.

 
20:00h
Talitha Alencar
Enfermeira (UFPI). Pós-graduanda em Enfermagem do trabalho. Blogueira (www.consultadeenfermagem.com).
Consulta de Enfermagem

A consulta de enfermagem é uma atividade privativa e prestada pelo enfermeiro, na qual são identificados problemas de saúde e prescritas e implementadas medidas de enfermagem com o objetivo de promoção, proteção, recuperação ou reabilitação do paciente. Nesta aula, destaca-se o potencial da consulta de Enfermagem (CE) como estratégia tecnológica de cuidado importante e resolutiva, respaldada por lei, e que oferece inúmeras vantagens na assistência prestada, facilitando a promoção da saúde, o diagnóstico e o tratamento precoces, além da prevenção de situações evitáveis.

Programação 10 de março de 2015

(horário de Brasília)

 
09:00h
Tadeu Nunes Ferreira
Enfermeiro, especialista em Educação Profissional na área da saúde, mestrando em Tecnologia da Informação Aplicada à Biologia Computacional
Boas Práticas na Administração de Medicamentos

A administração de medicamentos é uma das atividades de maior responsabilidade da enfermagem. Para sua execução é necessária à aplicação de vários princípios científicos que fundamentam as ações de enfermagem, de forma a prover a segurança do paciente. Nesta aula veremos a importância dos serviços de saúde desenvolverem um processo de trabalho para reduzir os erros de medicação com foco na segurança do paciente.

 
14:00h
Auro del Giglio
Oncologista e Hematologista, presidente da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos
Cuidados Paliativos na Assistência Hospitalar

O Cuidado Paliativo surge como uma filosofia humanitária de cuidar de pacientes em estado terminal, aliviando a sua dor e o sofrimento. Estes cuidados preveem a ação de uma equipe interdisciplinar, onde cada profissional reconhecendo o limite da sua atuação contribuirá para que o paciente, em estado terminal, tenha dignidade na sua morte. Nesta aula veremos o papel fundamental da equipe de enfermagem neste contexto

 
17:00h
Júnia Aparecida Laia da Mata Fujita
Enfermeira Obstetra, Doutoranda em Enfermagem
A Enfermagem Obstétrica e Neonatal no Atendimento ao Parto Humanizado Hospitalar

O parto é um processo natural que envolve fatores biológicos, psicológicos e socioculturais. Por isso, ele constitui para a mulher uma experiência de impacto emocional significativo. A assistência humanizada ao parto privilegia o respeito, dignidade e autonomia das mulheres, com resgate do papel ativo da mulher no processo parturitivo. Esta aula descreve a assistência de enfermagem prestada durante o parto hospitalar humanizado.

 
19:00h
Helena Maria Romcy
Enfermeira auditora, Presidente - ACEA (Associação Cearense dos Enfermeiros Auditores)
Auditoria de Enfermagem

A auditoria consiste na avaliação sistemática e formal de uma atividade para determinar se ela está sendo realizada de acordo com os seus objetivos. Nesta aula compreenderemos as funções e finalidades do serviço de auditoria como instrumento de avaliação da Qualidades da Assistência prestada ao paciente/cliente.

 
21:00h
Alan Dionizio
Enfermeiro, Professor da Universidade Federal de Campina Grande-PB e pesquisador na linha de ética e bioética em Enfermagem
Ética no Cuidado em Enfermagem: Trabalho de Heróis

A palestra procurará refletir competências profissionais exigidas para o enfrentamento de desafios éticos, sociais e políticos presentes no cotidiano dos trabalhadores de enfermagem.

Programação 11 de março de 2015

(horário de Brasília)

 
09:00h
Frederico Willer
Enfermeiro Especialista em Trauma, Terapia Intensiva e Urgência e Emergência
A Liderança do Enfermeiro no Contexto dos Serviços de Urgência e Emergência

Os serviços de emergência são locais que necessitam dar respostas rápidas, devendo ter uma equipe qualificada, que tenha facilidade de comunicação e capacidade de tomar decisões assertivas, uma vez que irá prestar cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica a pacientes graves. Nesta aula veremos que a capacidade de liderança do enfermeiro é fundamental nos cenários de urgência e emergência, pois é principalmente a partir dela que se obtém a sincronia do trabalho em equipe, um atendimento de qualidade, diminuição dos erros médicos e de enfermagem, gerando melhores resultados para o paciente.

14:00h
Renata Kuhn
Coach de Alta Performance e como Coach de Sucesso para Mulheres
Dicas Essenciais para Ter Sucesso na Vida Pessoal e Profissional

Independente da área da sua vida que queira melhorar, saber como agir corretamente é a chave para conseguir o sucesso em todas elas. Na carreira, nos estudos e na vida pessoal, fazer planos e aprender com seus erros são algumas das atitudes ideais para conseguir o que deseja. Quer saber de que outras maneiras você pode atingir as suas metas? Não perca esta palestra!

 
17:00h
Camila Carla de Paula Leite
Enfermeira Neonatologista
Parto Domiciliar Natural Planejado: Atuação da Enfermagem Obstétrica e Neonatal

O ato de humanizar a assistência à mulher no processo de parturição direciona uma atenção voltada à mulher e família em sua singularidade, com necessidades específicas, que vão além de questões biológicas e abrangem as condições sociais, éticas, educacionais e psíquicas presentes nos relacionamentos humanos. O Ministério da Saúde e a OMS reconhecem o domicílio como um local adequado e seguro para o parto, em função de seus resultados obstétricos desde que seja da escolha da mulher e que ela e sua família recebam um cuidado seguro no momento do parto. Nesta palestra veremos sobre o papel da enfermagem no parto domiciliar planejado.

 19:00h
Ernestina Dourado
Enfermeira especialista em Hemoterapia
Cuidados da Enfermagem em Hemoterapia- Segurança do Paciente

A hemotransfusão não é uma prática isenta de riscos, é um procedimento complexo que envolve o conhecimento específico por parte da equipe responsável por essa prática, exigindo profissionais habilitados para seu desempenho, cabendo ao médico decidir quando transfundir, e à equipe de enfermagem o acompanhamento de todo processo transfusional. Nesta palestra veremos que na transfusão de sangue, cuidados na adoção de procedimento e na observação das boas práticas de manipulação de hemoderivados são essenciais para garantir o bom tratamento e a segurança dos pacientes.

 
21:00h
Rogério O. Suguitani
Fisioterapeuta, Diretor do CETN - Centro de Estudos de Terapias Naturais
 Acupuntura como Instrumento de Autonomia Profissional da Enfermagem

Atualmente é visível como a procura pela autonomia profissional em todas as áreas vem crescendo consideravelmente. Na enfermagem atual os enfermeiros não têm mais uma visão restrita aos hospitais e sim pela busca do seu próprio negócio em seu beneficio e da população a ser atendida pelos seus cuidados através de sua competência construída. Nespa palestra veremos que a acupuntura é uma alternativa para o enfermeiro que busca sua autonomia profissional, visando complementar seu papel no cuidado a saúde.

Programação 12 de março de 2015

(horário de Brasília)

 
09:00h
Daniel Nogueira de Brito
Enfermeiro Empresário em Home Care
Atuação do enfermeiro em Home Care

A enfermagem domiciliar diferencia-se da enfermagem hospitalar uma vez que assume um paciente em seu domicílio, não possuindo todas aquelas rotinas de horários, higiene de aposento, e demais normas técnicas de funcionamento das instituições hospitalares; ainda se deparando com preceitos culturais e vivências do paciente, relação entre o paciente e sua família, crenças e percepções distintas. Nesta palestra veremos que o cuidado domiciliar está surgindo como um novo campo de conhecimentos e habilidades do enfermeiro.

 
14:00h
Valquíria Arenas
Enfermeira
Biossegurança Hospitalar

Em todo o mundo a Biossegurança é regida por leis extremamente especificas. Suas determinações exigem cada vez mais empenho para a adequação dos padrões de segurança das organizações e dos procedimentos que envolvem novos processos tecnológicos. Na área da saúde pode-se observar um grande número de riscos ocupacionais, principalmente ao considerar-se que o hospital é o principal ambiente de trabalho dos profissionais que atuam nesta área. Nesta palestra veremos que a adoção de normas de biossegurança no trabalho em saúde é condição fundamental para a segurança dos trabalhadores independente da área de atuação, pois os riscos estão sempre presentes.

 
17:00h
Antonio de Magalhães Marinho
Prof. Mestre em Enfermagem

Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem
O dimensionamento de recursos humanos é uma atividade/habilidade gerencial do enfermeiro, que envolve a previsão de pessoal sob os enfoques quantitativo e qualitativo, com vista ao atendimento das necessidades da clientela, na busca de uma melhor qualidade possível da atenção. Nesta aula veremos que uma previsão apropriada de pessoal de enfermagem, permite às instituições de saúde racionalizarem custos e otimizar a dinâmica de atendimento, além de garantir a qualidade na assistência prestada ao cliente/paciente.

 
19:00h
Mara Blanck
Enfermeira, Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética

Cuidados de Enfermagem no Tratamento de Feridas
O tratamento de feridas é uma das áreas em que exige a qualificação dos profissionais de saúde. Nesta palestra veremos que a avaliação sistematizada e contínua no tratamento de feridas, sendo realizada pela equipe de enfermagem de forma coerente, irá qualificar a assistência tornado-a adequada no tratamento de feridas e obtendo resultado satisfatório para o cliente proporcionando uma reabilitação mais rápida e eficaz.

 
21:00h
Cássio Rossi
Enfermeiro, Especialista em Educação e em Suporte Avançado de Vida, Consultor em Concursos Públicos e Projetos e Diretor Geral da Dedicare Cursos
Desafios para o Primeiro Emprego na Enfermagem: Dificuldades, Dicas e Necessidade de Capacitação

Vivemos um tempo de saturação do mercado de trabalho. Os melhores ficam com as melhores vagas e muitos ficam sem nada. Nesta aula, trabalharemos a postura e o planejamentos estratégico para ser um vencedor dentro da área de Enfermagem. E vamos acabar com tudo!!!


Programação 13 de março de 2015

(horário de Brasília)

 
09:00h
Leonardo Clement
Médico, palestrante. Atuação em atendimento pré-hospitalar, intervencionista do SAMU 192 e INFRAERO, fundador do Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar.
Suporte Básico de Vida

Diariamente, muitas pessoas são atendidas em serviços de atenção às urgências. São homens, mulheres, crianças, jovens e idosos com os mais variados problemas de saúde e níveis de gravidade. Nesse cenário, é necessário que a equipe de enfermagem esteja capacitada para agir com segurança técnica, tendo-se conhecimento dos protocolos que norteiam o atendimento de urgência.

 
14:00h
José Luís Guedes dos Santos
Prof. Dr. Enfermeiro
Gerenciamento do Cuidado de Enfermagem

O enfermeiro gerente é o profissional que assume a coordenação do trabalho da equipe de enfermagem. Seu trabalho envolve ações de cuidado direto e indireto, ou seja, volta-se para a Gerência do Cuidado, possibilitando o desenvolvimento de uma prática profissional diferenciada. Nesta palestra veremos que é cada dia mais cobrada desses profissionais a habilidade de trabalhar em equipe considerando as necessidades da mesma, bem como de seus clientes, familiares e da própria instituição.

 
17:00h
Carmem Lucia Zuse
Enfermeira Pesquisadora
A Sistematização da Assistência de Enfermagem

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é o modelo metodológico ideal para o enfermeiro aplicar seus conhecimentos técnico-científicos na prática assistencial, favorecendo o cuidado e a organização das condições necessárias para que ele seja realizado. Nesta aula veremos que o ponto central da Sistematização da Assistência de Enfermagem é guiar as ações de enfermagem afim de que possa atender as necessidades individuais do cliente-família-comunidade.

 
20:00h
Geovânio Barreto
Enfermeiro Emergencista, especialista em APH. Enfermeiro intervencionista da Vitalmed (empresa particular de APH), professor universitário de APH.
Atividades do Enfermeiro no Atendimento Pré-hospitalar

Atendimento pré-hospitalar (APH) é a assistência realizada a pacientes com quadros agudos, de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica, que possam resultar em seqüelas graves ou até a morte, geralmente no local da ocorrência. A partir do desenvolvimento das cidades, do aumento de casos de trauma e de doenças crônicas, os serviços de APH foram implantados no Brasil, com significativa expansão durante as últimas décadas. Nesta palestra iremos identificar os principais passos e preocupações no Atendimento Pré- Hospitalar (APH) e os principais benefícios da atuação do enfermeiro socorrista nesse atendimento.




--
Drª. Zenith Rosa Silvino
Professora Titular da UFF
Membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar - ABAH

Nenhum comentário:

Postar um comentário