sexta-feira, 20 de maio de 2016

Fwd: Fw: Implante o programa de integridade e compliance e reduza riscos


 

 

 

LEI ANTICORRUPÇÃO E COMPLIANCE

Os Riscos e as Penalidades Legais: Conceito e Implantação.

 

 

 

 

 

 

Participe deste treinamento e agregue conhecimentos para:

 

  • Entender a Lei 12.846/13 e do Decreto 8.420/15 e debater porque ela é diferente.
  • Esclarecer a abrangência da regulamentação, que vai além da corrupção e trata também outros atos lesivos ao governo, além de apresentar outras normas e regulamentos vigentes que tratam assuntos similares ou correlatos.
  • Demonstrar o que muda e no que se deve focar na relação com terceiros, governo, acionistas, fornecedores, prestadores de serviços, representantes, agentes ou qualquer parte relacionada.
  • Entender os Agravantes e Atenuantes que a regulamentação prevê.
  • Apresentar cerca de 20 casos práticos de exposição à lei que as empresas subestimam ou correm sem saber.

 

 

21 e 22 de Junho 2016 - São Paulo-SP
Hotel Mercure Moema

 

 

 

 

 

Público Alvo:

 

Gestores de suas Áreas, Gestores de Riscos, Auditores Internos e Externos, Compliance Officers e Agentes de Compliance, Membros dos Comitês de Riscos e de Auditoria, Controllers, Membros do Conselho de Administração e da Alta Administração das Empresas.

 

 

Metodologia:

 

Estímulo ao debate após a apresentação dos conceitos, reforçados com exercícios, cases, filmes e notícias, estimulando a absorção do conteúdo pelos participantes

 

 

Programa:

 


1ª. PARTE - A LEI E O DECRETO
•  A Lei Anticorrupção 12.846/13 e o Decreto Regulamentar 8.420/15.
• Conceito de corrupção e suas variáveis. Fenômeno local e mundial.
• Atos Lesivos e a abrangência de seu conceito pela lei.
• A ética e seus dilemas. Arcabouço legal nacional e internacional.
• Relação com outros crimes (fraudes, lavagem de dinheiro, "caixa 2") e jurisprudência.
• Outros aspectos: PAR - Processo Administrativo de Responsabilização, Responsabilidade Objetiva, Colaboradores e Terceiros, Processo Investigatório, Esferas de Responsabilização, Multas e Sanções, Acordo de Leniência e seus Impactos, Publicidade Negativa, Cadastro de Empresas Punidas e de Empresas Inidôneas. Consequências jurídicas, sociais, econômicas e de mercado.

2ª. PARTE - ASPECTOS OPERACIONAIS - CONTROLE - PROGRAMA DE INTEGRIDADE
• Controles só Anticorrupção ou também contra outros Atos Lesivos?
• Sistemas de Gestão e Controle para as Organizações.
• Como utilizá-los para auxiliar no Combate à Corrupção e Fraudes.
• Princípios, Código de Ética/Conduta, Governança, Leis e Políticas
• Controle dos Colaboradores Diretos e de Terceiros.
• Sistemas de Cadastramento, Análise e Varredura de Informações.
• Programa de Integridade segundo a regulamentação.
• Como estruturar a Área de Compliance e fazer dela uma das principais mitigadoras de riscos empresariais, inclusive corrupção.

3ª. PARTE - FORMAÇÃO DE ÁREAS E AGENTES DE COMPLIANCE FUNÇÃO DE COMPLIANCE
• Histórico
• Definição de Compliance
• Função de Compliance
• Sistema de Controles Internos
• Ambiente de controle e o ERM (Enterprise Risk Management)
• O Compliance e o GRC - Governança, Risco e Controles
• Legislação, normas e outras referências
• Conheça o Seu Cliente (KYC) e Aceitação de Clientes/PEPs
• Monitoramento, Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e à Corrupção
• Participação no desenvolvimento de políticas internas da instituição
• Relacionamentos internos e externos - as fronteiras do Compliance

4ª PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DE COMPLIANCE
• Controles de Compliance
• Disseminação da cultura de controles
• Responsabilidades de Compliance
• Cultura e Comportamento
• Conscientização e Treinamento
• Gestão e Comunicação
• Monitoramento e Qualidade
• Código de ética e Canal de Denúncia
• Políticas e Procedimentos

5ª CONHEÇA SEU CLIENTE - SYSTEM CHECK INVESTIGATION - SCI
• KYC - Política de conheça seu cliente e KYE - Conheça seu colaborador
• Critérios de aceitação de clientes e contra-partes
• Listas restritivas de clientes e contra-partes. PEPs
• Documentação de identificação
• Visitas in loco e Alçadas de aprovação
• Classificação dos clientes e contra-partes por risco
• SCI

6ª COMBATE À CORRUPÇÃO, PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E AO TERRORISMO
• Combate à Corrupção e a FCPA - Foreign Corrupct Practices Act
• Delação Premiada e Acordos de Leniência
• Lei 9.613/98 - combate à lavagem de dinheiro e Nova Lei 12.846/13
• Lei Anticorrupção e Decreto 8.420/15
• Outros regulamentos importantes
• Atribuições do COAF
• Normativos relacionados
• BC/ CVM / SUSEP / COAF
• Sigilo e trato das informações
• Técnicas e ferramentas de monitoramento
• Histórico de ocorrências e comunicação de operações suspeitas

7ª PERFIL DO PROFISSIONAL E DA ÁREA DE COMPLIANCE/MISSÃO
• Papel do Compliance na Organização (aceitação de clientes, no combate à corrupção e na PLD)
• Escolha, capacitação e preparo dos profissionais de Compliance
• Treinamentos internos focados na estratégia
• Identificação completa do cliente - cadastro e demais informações
• Acompanhamento e compatibilidade da movimentação dos clientes
• Identificação de pessoas politicamente expostas
• Integração com as demais áreas e linha de reporte adequada
• Complementos de atividades
• Missão de Compliance
• Conclusão geral a respeito dos principais conceitos
• Apresentados e da Missão do Compliance no contexto organizacional
 

 

 

Palestrante:

Possui 28 anos de experiência em projetos e trabalhos ligados a Auditoria Interna, Gestão de Riscos, Governança Corporativa, Controles e Compliance, Prevenção a Fraudes, Lavagem de Dinheiro e Corrupção.
Teve atuação focada na Terceirização e Implementação de Áreas, Serviços e Metodologias de Auditoria Interna (Auditoria Baseada em Riscos, Auditoria Contínua e Monitoramento Contínuo), Compliance, Sistemas de Gestão de Riscos, Matriz de Riscos e Revisão de Processos de Negócios.
Atuou em empresas de primeira linha do cenário Nacional e Internacional, tendo sido Gerente por 7 anos de 2 das maiores Empresas Mundiais de Consultoria e Auditoria, atuando no Brasil, Argentina e EUA.
É Revisor Certificado de Qualidade das Áreas de Auditoria Interna, capacitado pelo IIA - The Institute of Internal Auditors, em 2009. Entre 2008/10, foi Diretor Executivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil AUDIBRA.

 

 

INFORMAÇÕES:

 

 

 

 

Data:

21 e 22 de Junho de 2016

 

Horários:

8:30 hs. às 18:00 hs.

 

Local:

Hotel Mercure Moema - Av. Lavandisca, 365, Moema - SP

 

Benefícios:

Almoços no Hotel, Coffee Break, Material didático,

 

 

Certificado de Participação e Estacionamento.

 

Valor do investimento e descontos em nosso site


 

 

 

 

 

 

 

Multicursos

 

 

 

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