MINIARTIGO
23/06/2016
“AUDITORIA
DA GESTÃO DE CRISE ORGANIZACIONAL”
----
CONJUNTURA INTERNA E EXTERNA ----
(AUDITORIA DA GESTÃO DO RISCO DA
“DECISÃO – BENEFÍCIO”)
Professor Doutor Antonio de
Loureiro Gil
PROFESSOR TITULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
(UFPR)
PROFESSOR DE DOUTORADO E DE MESTRADO DA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP).
DOUTOR E MESTRE PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
(USP) COM TESE E DISSERTAÇÃO NA ÁREA DE AUDITORIA
DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI).
OFICIAL DA MARINHA DE GUERRA DO BRASIL, FORMADO
PELA ESCOLA NAVAL DO RIO DE JANEIRO (BRASIL)
SERVIU NO CONTRATORPEDEIRO “PERNAMBUCO” (4) ANOS E
NA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)
(4) ANOS DA MARINHA DE GUERRA DO BRASIL.
EXECUTIVO E CONSULTOR DE EMPRESAS PRIVADAS OU
GOVERNAMENTAIS NO BRASIL
AUTOR DE VINTE E UM LIVROS NO BRASIL E DE UM LIVRO
EM PORTUGAL -- EDITORA SARAIVA; EDITORA ATLAS;
EDITORA SENAC - SP (SÃO PAULO – BRASIL); EDITORA
ÁGORA (RIO DE JANEIRO -- BRASIL); EDITORA JURUÁ (CURITIBA – PARANÁ);
PUBLICAÇÕES EUROPA - AMÉRICA (LISBOA – PORTUGAL)
---- OITENTA MIL EXEMPLARES VENDIDOS.
CONSULTOR, PALESTRANTE E COM ARTIGOS NO BRASIL,
ESTADOS UNIDOS, FRANÇA, ESPANHA,
PORTUGAL, ISRAEL, MÉXICO, ARGENTINA, URUGUAI,
PANAMÁ.
QUESTÃO
“A GESTÃO DE
CRISE INTERNA OU EXTERNA DEVE SER OBJETO DE AUDITORIA ORGANIZACIONAL?”
INTRODUÇÃO
Caso sua
organização esteja em crise e você erra na decisão é catástrofe na certa.
Auditoria
não é função impositiva, mas guarda as características do “testar” e do
“provar” dois argumentos decisivos para o encorajamento quanto à decisão a
adotar para enfrentar a crise organizacional.
Estratégias
e projetos construídos e desenvolvidos na perspectiva de cenários de crise
necessitam ser objeto de “stress da decisão -- crise” com, principalmente, “auditoria
do risco da decisão na crise organizacional” como forma de estimar e prevenir
com o evitar ou conviver com eventos contingentes organizacionais ---- a
auditoria do “stress da decisão” no foco.
Duas
entidades decisivas para o “testar” e o “provar” são as “causas” e os
“efeitos”, na visão “5W / 2H”, que devem ser respondidos quando do realizar
“processos decisórios críticos” ---- com chances mínimas de volta à normalidade
organizacional no caso de falha na tomada de decisão ---- o “stress da falha decisória
na crise” é o foco.
Gerenciar
despesas e acionar processos de redução de custos sem a gestão da receita nos
momentos mais cruciais da crise organizacional é o caminho mais rápido para a
descontinuidade da entidade privada ou pública ou das linhas de negócio mais
rentáveis e com maior possibilidade de retirada / de amenizar as dificuldades
das entidades privadas ou governamentais.
A gestão
da receita deve estar umbilicalmente relacionada ao parâmetro da gestão
“eficácia” e, desta forma, ao cliente ou consumidor ou usuário do produto ou
dos resultados das linhas de negócios ou de serviços organizacionais.
A tomada
de decisão na crise é basicamente a escolha dentre alternativas do benefício a proporcionar aos destinatários dos produtos ou serviços como
decorrência do grande conhecimento buscado junto ao binômio “produto ou serviço
/ cliente”.
Os
reflexos financeiros da “decisão – benefício” são automaticamente sentidos /
apurados quando o especular da variável “produto ou serviço / cliente”
percorrer ou contemplar cada uma das variáveis “conformidade / compliance”, “customização / adaptação”,
“inovação / pioneirismo”.
A
variável “conformidade / compliance”
vista na perspectiva do alcance e manutenção da qualidade padrão definida para
atendimento dos benefícios comuns desejados pelos consumidores.
A
variável “customização / adaptação” com a variação da especificidade dos
resultados operacionais diante das opções de atendimento aos usuários ou
clientes das diversas linhas de negócio ---- variação no benefício
disponibilizado ao mercado ou coletividade objeto do negócio.
A
variável “inovação / pioneirismo” quando a aposta em novos benefícios aos
destinatários ---- diante de percepções apuradas ---- for a escolha efetuada.
A
“auditoria da gestão de crise organizacional” avalia e confirma ou recomenda
variações para a “decisão – benefício” através de “recomendação – benefício”
onde a lógica de especulação da correlação das variáveis “conformidade / compliance”, “customização / adaptação”
e “inovação / pioneirismo” com o parâmetro da gestão “eficácia” é o norte para
os projetos de auditoria.
A LÓGICA E A PROVA DO ARGUMENTO
Apurar
percepções relativas aos clientes e ao mercado é, portanto, a questão chave
para aplicar a “recomendação – benefício” junto á “decisão – benefício” ---- a
gestão da receita como foco da auditoria da gestão da crise organizacional
---- o fluxograma WBS – work breakdown
structure implica colocar a variação positiva da receita como objetivo
final e no topo do processo / produto lógico para a gestão e a auditoria da
gestão de crises.
MUITO
IMPORTANTE
“BENEFÍCIO”
É A MUDANÇA DA EXPECTATIVA DIANTE DO PRODUTO OU DO SERVIÇO.
O
“BENEFÍCIO” OCORRE NA “CABEÇA DO CONSUMIDOR”.
A
“DECISÃO – BENEFÍCIO” BUSCA O ALINHAMENTO ÁS NOVAS EXPECTATIVAS DO CONSUMIDOR;
DO CONCORRENTE; DO MERCADO.
A
“RECOMENDAÇÃO – BENEFÍCIO” É OBTIDA A PARTIR DO “STRESS INDEPENDENTE” DA
“DECISÃO – BENEFÍCIO”.
A
“EFICÁCIA DO PRODUTO OU DO SERVIÇO” COMO ENTIDADE PARA A VARIAÇÃO POSITIVA DA
RECEITA.
A
tecnologia “inteligência competitiva – competitive intelligence” é a abordagem para identificar direta ou
indiretamente as novas expectativas dos integrantes do mercado ----
concorrentes e consumidores ---- a conjuntura externa organizacional em ação.
O preço é
a primeira variável a considerar para trabalharmos com as conjunturas interna
ou externa ao negócio como base para maior conhecimento de como lidar com
custos, margens financeiras e valores monetários aplicados aos produtos ou
serviços.
Analisar
a conjuntura interna impõe a prática da tecnologia “inteligência do negócio – business intelligence” quando a variável
“inovação / pioneirismo” ganha realce.
Dois
fatores são determinantes na conjuntura interna:
(1)
“novas práticas para exercício dos processos operacionais e de gestão” e
(2)
“eliminação de desperdícios a partir da discussão dos custos envolvidos”.
Um fator
também a considerar é “postergar o retorno do investimento” com o abdicar de ou
administrar maiores prazos para recuperação do capital / esforço financeiro
envolvido no negócio em crise.
No
momento conjuntura externa acompanhar os passos dos concorrentes é tão
importante quanto a mudança de hábitos ou as necessidades de consumo de ativos
tangíveis ou intangíveis dos clientes ---- o comportamento dos concorrentes e
do consumidor como primazia.
A
espionagem profissional é uma das técnicas a considerar e várias abordagens
podem ser aplicadas com a utilização de um sistema de informações de crise.
IMPORTANTÍSSIMO
A
“INTELIGÊNCIA COMPETITIVA” E A “INTELIGÊNCIA DO NEGÓCIO” COMO CAMPOS DE
BATALHA PARA A GESTÃO OU A AUDITORIA DA GESTÃO DE CRISES.
CONCLUSÃO
Dê
um “banho” de cultura gerencial e tecnológica do século XXI aos profissionais
de sua organização ou aos alunos de seus cursos de pós-graduação ---- contrate
o professor Loureiro Gil e equipe para explanar ou desenvolver as abordagens
discorridas no presente mini artigo.
Incorporar nova lógica, práticas e tecnologias para a auditoria da
gestão de crises é momento atual das organizações vencedoras neste século XXI.
A
educação nos níveis de graduação, pós-graduação (extensão e especialização),
mestrado acadêmico ou profissionalizante (MBA) ou de doutorado ---- nas
faculdades e universidades privadas ou públicas, bem como, nas universidades
corporativas ---- na atividade “Auditoria da Gestão de Crise Organizacional”
com uso das ferramentas tecnológicas “competitive intelligence” e “business
intelligence” deve ser analisada e revisada.
O PROFESSOR GIL E EQUIPE POSSUEM A COMPETÊNCIA, A QUALIDADE PROFISSIONAL E A ABORDAGEM TECNOLÓGICA PARA DESENVOLVER, EXPLICAR E APLICAR AS IDEIAS DISCUTIDAS.
Pesquisas, consultoria, trabalhos
acadêmicos, palestras, seminários, disciplinas de pós-graduação (especialização; MBA;
mestrado acadêmico; doutorado) são de importância definitiva para trabalhar a “Recomendação – Benefício” vis á vis a “Decisão –
Benefício”.
4 – BIBLIOGRAFIA
1 --
LIVRO “DESAFIO AOS DEUSES – A FASCINANTE HISTÓRIA DO RISCO”—AUTOR: PETER
BERNSTEIN – (EDITORA CAMPUS) DO RIO DE JANEIRO – PRIMEIRA EDIÇÃO 1996 .
2 – LIVRO
“GESTÃO: CONTROLE INTERNO, RISCO E AUDITORIA” – AUTORES: ANTONIO DE
LOUREIRO GIL; CARLOS HIDEO ARIMA; WILSON TOSHIRO NAKAMURA
– EDITORA SARAIVA DE SÀO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO – MARÇO DE 2013.
3 –
LIVRO: “CONTINGÊNCIAS EM NEGÓCIOS” – AUTOR: ANTONIO DE LOUREIRO GIL – EDITORA SARAIVA DE SÃO PAULO – PRIMEIRA
EDIÇÃO DIGITAL – www.saraivauni.com.br -- 2012.
4 – LIVRO
“BALANÇO INTELECTUAL” – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; JOSÉ CARLOS ARNOSTI
– EDITORA SARAIVA DE SÀO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÀO 2010 E EDIÇÃO DIGITAL -- 2012.
5 – LIVRO
“SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS”—AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; CESAR AUGUSTO BIANCOLINO;
TIAGO NASCIMENTO BORGES – EDITORA SARAIVA
SÃO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO 2011.
6 – LIVRO
“GESTÃO DA QUALIDADE EMPRESARIAL” – AUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL – PUBLICAÇÕES EUROPA – AMÉRICA DE LISBOA
PORTUGAL – PRIMEIRA EDIÇÃO 2010 – Á VENDA NA LIVRARIA CULTURA ESQUINA DE
AVENIDA PAULISTA COM A RUA AUGUSTA (SÃO PAULO – BRASIL).
7 – LIVRO
“GESTÃO DE TRIBUTOS NA EMPRESA MODERNA” – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO;
FLÁVIO FERNANDES PACETTA; JOÃO ANTONIO PIZZO; JOSÉ EDUARDO MOGE;
ROGÉRIO LEITE – EDITORA SENAC – SP –
PRIMEIRA EDIÇÃO 2011.
8 --
LIVRO “MICRO EMPRESA: GESTÃO INOVADORA E DIREITO”—ARTIGO / CAPÍTULO
“INOVAÇÃO E RISCO: O AMBIENTE DA GESTÃO DA MICRO E DA PEQUENA EMPRESA NO SÉCULO
XXI” – AUTOR: ANTONIO DE LOUREIRO GIL –
EDITORA ÁGORA-RJ -- PRIMEIRA EDIÇÃO 2015.
9 – LIVRO
“AUDITORIA DA GESTÃO E DA OPERAÇÃO DO NEGÓCIO COM TI” – AUTORES: ANTONIO
DE LOUREIRO GIL; CARLOS HIDEO ARIMA ---- EDITORA SARAIVA EDUCACIONAL ----
PRIMEIRA EDIÇÃO 2017.
10 –
LIVRO “GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTO DESEMPENHO” – AUTORES: ANTONIO
DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO; ROBERTO
DE OLIVEIRA JUNIOR ---- EDITORA JURUÁ-PR ---- PRIMEIRA EDIÇÃO 2016.
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