sábado, 25 de fevereiro de 2012

Prática Baseada em Evidências (PBE)

Modelos de Prática Baseada em Evidências (PBE)
Embora todos os modelos possuem semelhanças, segundo Woods (2012) existem nuances sutis para cada um dos modelos que os tornam uma boa opção para as instituições de saúde. Cada um dos modelos se esforça para facilitar o entendimento, análise, melhoria e/ou substituição do processo de cuidados de saúde como é atualmente concebida e praticada (Pearson, Weeks & Stern, 2011).
Alguns dos modelos mais comuns e populares de prática baseada em evidências incluem:
• A ACE Modelo Estrela do Conhecimento (Stevens, 2004)
• O Modelo Stetler de prática baseada em evidências (Stetler, 1985)
• O Modelo de Iowa da Prática Baseada em Evidências (Melnyk, Fineout-Overholt, 2011)
• Modelo Joanna Briggs Institute da Prática Baseada em Evidências (Pearson, Weeks & Stern, 2011).
Quando se decide iniciar um programa de prática baseada em evidências, é imperativo avaliar os diferentes modelos de PBE que têm sido desenvolvidos e escolher aquele que melhor se adapta a cultura da sua instituição.
Para que prática baseada em evidência seja verdadeiramente bem sucedida, ela deve combinar a pesquisa científica/evidência com experiência clínica e preferência do paciente. É só então que a evidência pode transformar a prática e melhorar os resultados dos pacientes.
Woods (2011) relata que nem toda a informação rotulada como "baseada em evidências" foi realmente baseada em evidências.Quantas vezes vemos um artigo original de pesquisa publicada em um jornal peer-reviewed e a mídia começa a fazer declarações que deve haver uma mudança nas práticas assistenciais”.
Como profissionais da saúde, prossegue Woods, reconhecemos que um estudo original não é suficiente para mudar a prática. Há uma hierarquia de evidências que todos os provedores de saúde devem estar cientes.
Existem dois recursos que têm sido especialmente útil para determinar a hierarquia das provas: um por R. Brian Haynes chamada de Hierarquia 6S de Evidências Pré-avaliadas e um por Bernadette Melnyk e Ellen Fineout-Overholt chamada Hierarquia das Evidências para Estudos de Intervenção.
O modelo 6S de Haynes é baseado em uma pirâmide de evidências. Na base da pirâmide estão os estudos originais que são publicados em revistas e no pico da pirâmide estão os sistemas informatizados de apoio à decisão que integram a evidência no ponto-de-cuidado. Entre esses níveis estão as sinopses de estudos e ensaios clínicos randomizados, metanálises, revisões sistemáticas e diretrizes baseadas em evidências na prática clínica. hierarquia das evidências de Estudos de Intervenção por Melynk e Fineout-Overholt, relaciona os tipos de evidências em um estilo de tabela e dá uma descrição de cada nível de evidência. Estes formatos trazem clareza na busca da literatura e ajudam a determinar quais os artigos são de menor importância.

Woods (2011) aconselha que
ao fazer uma pesquisa sobre um tema
, utilize esses dois modelos ​​como um guia para determinar a hierarquia das evidências que você está revisando.

References:
Melnyk, B., & Fineout-Overholt, E. 2011. Evidence-Based Practice in Nursing & Healthcare. 2nd edition. Lippincott Williams & Wilkins.

Pearson, A., Weeks, S., & Stern, C. 2011. Translation Science and The JBI Model of Evidence-Based Healthcare. Lippincott Williams & Wilkins.

Stetler, C. (1994). Refinement of the Stetler/Marram model for application of research findings to pracitce. Nursing Outlook, 42(1), 15-25.

Stevens, K. (2004). ACE Star Model of EBP: Knowledge Transformation. Academic Center for Evidence-Based Practice. Retrieved 20 January 2012, from http://www.acestar.uthscsa.edu/.

Woods, A.D. Hierarchy of Evidence. Show Me The Evidence.
The Blog of Lippincott's Evidence-Based Practice Network, 2011. Retrieved 24 February 2012, from http://www.nursingcenter.com/evidencebasedpracticenetwork/EBP-Blog-Landing-page/ShowMeTheEvidence/October-2011-(1)/Hierarchy-of-Evidence.aspx 
Woods, A.D. Choosing an Evidence-Based Practice Model. The Blog of Lippincott's Evidence-Based Practice Network, 2012. Retrieved 24 February 2012, from http://www.nursingcenter.com/evidencebasedpracticenetwork/EBP-Blog-Landing-page/ShowMeTheEvidence/January-2012-(1)/Choosing-an-Evidence-Based-Practice-Model.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário